Voto de pesar pelo falecimento de Agustina Bessa-Luís
O Executivo Municipal aprovou, sem surpresa e por unanimidade, o voto de pesar pela morte de Agustina Bessa-Luís apresentado pelo Presidente da Câmara, José Luís Gaspar, que teve, de resto, a oportunidade de o transmitir à família nas exéquias fúnebres onde esteve, conjuntamente com a Vice-presidente, Lucinda Fonseca, em representação do Município de Amarante.
Leia o voto de pesar na íntegra:
O Município de Amarante expressa profundo pesar pelo falecimento de Agustina Bessa-Luís, um dos nomes maiores da literatura portuguesa, e cujo legado se projecta muito além das fronteiras de Portugal.
Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, a 15 de outubro de 1922. Cresceu nesta região e estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado. Foi, de resto, a propósito desta obra que Teixeira de Pascoaes referiu: “Trata-se de uma escritora de raça, dotada de excepcionais qualidades visionárias”.
Com uma longa carreira literária, Agustina Bessa-Luís foi distinguida com inúmeros prémios, nomeadamente o Prémio Eça de Queirós (1954), Prémio Nacional de Novelística (1967), Prémio D. Diniz (1981), Grande Prémio Romance e Novela (1983 e 2001), Prémio Camões (2004). Foi igualmente agraciada com a Ordem de Santiago da Espada (1980) e Officier de l’Ordre des Arts e des Lettres, atribuído pelo governo francês, em 1989, que a notabilizaram como uma referência das letras a nível nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Amarante atribuiu-lhe, em 1995, a Medalha de Honra do Município. Em 2010, a autarquia associou-se ao Instituto Camões, à Guimarães Editores; à EDP e à Mota Engil para a realização de uma exposição e conferências sobre a escritora amarantina. Mais recentemente, em 2017, o Município de Amarante estabeleceu um protocolo com o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, com vista, essencialmente, ao apoio à produção de três documentários baseados na obra de Agustina.
À família e a todos os que sentem a sua perda, o Município de Amarante expressa as mais sentidas condolências.
© Foto: comunidadeculturaearte