UVVA atribui três prémios ao AJTS Gentilis Grande Reserva 2021 na edição com maior afluência
A sexta edição do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, que se realizou no passado fim-de-semana nos claustros do Convento de São Gonçalo, distinguiu o vinho AJTS Gentilis Grande Reserva 2021 com a mais elevada pontuação, tendo sido assim eleito “Melhor Vinho UVVA”, “Melhor Vinho Branco” e “Melhor Amarante – Prémio António Lago Cerqueira”. Trata-se de um lote de várias castas brancas, que inclui as variedades Azal e Arinto, estagiado 12 meses em barricas de carvalho francês.
O prémio de “Melhor Vinho Espumante” foi entregue, ex aequo, ao Portal da Calçada Cuvée Prestige Bruto (espumante não datado, elaborado em Amarante pela Calçada Wines) e Sem Igual Bruto Natural 2017 (Lousada, projeto 100 Igual).
Já o de “Melhor Vinho Rosé” foi atribuído ao Sem Igual Oaked 2021 (Lousada, 100 Igual) e o de “Melhor Vinho Tinto” ao Quinta da Lixa Reserva 2016 (Lixa, Felgueiras, Quinta da Lixa).
O júri dos Prémios UVVA foi constituído por Bernardo Pinho (sommelier Hotel Octant, Douro), Celeste Pereira (representante da Câmara de Provadores da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes), Gabriel Monteiro (sommelier The Largo Hotel, Porto), Ivo Granja (sommelier The Largo Hotel, Porto), José João Santos (Revista de Vinhos), Luis Costa (Revista de Vinhos) e Marc Barros (Revista de Vinhos). Nesta segunda edição foram avaliadas cerca de 70 amostras (espumantes, brancos, rosés e tintos) dos produtores representados no certame. A sessão de prova, em que os vinhos foram avaliados em regime de prova cega, realizou-se na manhã de 16 de junho no Espaço Dolmen.
Dedicada a Agustina Bessa-Luís, a 6.ª edição do UUVA foi a mais concorrida de sempre, com cerca de 4300 pessoas em três dias.
Recorde-se que nesta edição estiveram os seguintes produtores: 100 Igual, 3 Rostos, ABValley Wines, ACampos, AJTS, Calçada Wines, Casa da Tojeira, Casa de Cello – Quinta de Sanjoanne, Casa de Vila Pouca, Casa do Barroso, Dos Santos, Encostas do Mouro, Enoport Wines, GULA, Heitor, O Louzadense, PROVAM, Quinta Pereirinhas – Foral de Monção, Quinta da Chouza – Chão do Rio, Quinta da Levada, Quinta da Lixa, Quinta da Samoça, Quinta de Carapeços, Quinta de Maderne, Quinta de Santa Cristina, Quinta de Santiago, Quinta de Silvoso, Quinta dos Encados, Quinta Rodelo Velho, Quintas de Caiz, Quintas de Vila Garcia, Soc. Vin. Jóia Gatão, Val de Luzes, Vinho Carreiro e Vitimarante.
Mas também o chef Vítor Matos, Rui Ribeiro (Restaurante Ciao Tílias) e Miguel Cardoso (Restaurante Pena), que presentearam o público com showcookings e harmonizações.
Realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística.