Trinta crianças frequentaram ateliê de Páscoa do MMASC
As férias da Páscoa deste ano terão sido, no mínimo, diferentes para as trinta crianças do Município que frequentaram o ateliê organizado pelos Serviços Educativos do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC).
Durante uma semana, foi-lhes proporcionada uma experiência única, que consistiu em tomar contacto, ao vivo, com as técnicas de trabalhar o barro. As aprendizagens chegaram através do mestre, o oleiro César Teixeira, que fez deslocar até ao MMASC a sua roda e todos os utensílios que usa na produção de chocolateiras, assadores ou alguidares.
O desafio feito às crianças era claro: “Farás a roda girar. À sua superfície colocarás um pedaço de barro que, de mangas arregaçadas e mãos molhadas, moldarás e a que darás forma.” Do trabalho resultou uma cesta para colocar os ovos de Páscoa.
Da parte do MMASC, cumpriu-se o objetivo de potenciar a expressão criativa das crianças participantes que puderam, assim, pôr à prova a destreza e testar o talento individual. Tomando contacto com técnicas usadas no passado e que o tempo presente convida a recrear, foi possível conhecer melhor esta arte tradicional.