Três portugueses vão viajar de moto de Nampula a Amarante
No encalce da obra do ex-Bispo de Nampula, D. Manuel Vieira Pinto, e da sua obra de 34 anos, assim como em honra ao excelente trabalho realizado, resolveram três aventureiros, Afonso Magalhães, Paulo Amado e Pedro Martins encetar a ligação por terra entre a cidade de Nampula, no Norte de Moçambique, e Amarante, em Portugal, terra Natal do referido líder eclesiástico. No âmbito de uma geminação, já conjeturada em tempos entre as duas cidades, será a missão dos três intrépidos viajantes trazer a referida geminação oficial do Conselho Municipal de Nampula para que seja definitivamente ratificada. Esta viagem em moto de cerca de 15000 km cruzará o Continente Africano de Sul para Norte e atravessará 15 países de África e Europa.
Com o alto apoio do Município de Amarante, esta missão pretende-se altamente mediatizada nas respetivas redes sociais e media, contando com vários reports semanais, no sentido de poder ser devidamente acompanhada por todos.
O arranque oficial está marcado para o dia 23 de novembro de 2018 da cidade de Maputo, onde residem dois dos intervenientes, seguindo de imediato em direção a Nampula, onde se realizarão todos os contactos oficiais para efetivar a missão pretendida. De seguida, o caminho será pela Tanzânia, Quénia, Etiópia e Sudão, seguindo depois para Israel através do Egito. Após a travessia de Israel para a Grécia, a viagem prosseguirá através dos Balcãs, pela costa do Adriático, até atingir a Itália, à qual se seguirá a França, Espanha e, finalmente, Portugal.
“Esperamos concluir esta missão em cerca de 30 dias, mas sabemos que vai ser uma tarefa dura de alcançar em tão pouco tempo” – confessa Paulo Amado. “No entanto esperamos conseguir cumprir a quilometragem diária estipulada de cerca de 800 Km, o que, assim sendo, irá permitir concluir a façanha no prazo pretendido” – adianta ainda.