“Silva Porto – a paisagem no desenho e na pintura” para ver em Amarante
A sala de exposições temporárias do Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso – MMASC – recebe a inauguração da exposição “Silva Porto – a paisagem no desenho e na pintura”, este sábado, 28 de setembro, às 17h30. A entrada é livre.
Esta exposição faz uma apresentação informada sobre parte da obra gráfica de Silva Porto (1850-1893), interpretando um conjunto de desenhos da coleção da Sociedade Nacional de Belas Artes – SNBA. Enquadra-se especificamente o seu olhar inovador sobre o território, caracterizado pela novidade do ar-livrismo e pela aproximação aos traços identitários do território: paisagens, árvores, animais e pessoas. Reúne-se um conjunto de 32 desenhos e uma pintura, promovendo uma leitura contextualizada da sua génese. Inesperadamente atual, a obra de Silva Porto, apresenta-se agora em Amarante. Para ver até 24 de novembro.
Refira-se que o Município de Amarante viu aprovada a candidatura à DgArtes, no contexto da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea – RPAC, denominada “Paisagens Visuais”, da qual esta exposição será a primeira ação em Amarante.
A candidatura contempla a circulação de 4 exposições, entre 4 territórios: Sociedade Nacional de Belas Artes – SNBA (Lisboa), Museu Côa Parque (Vila Nova de Foz Côa), Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante) e Galeria Nova Ogiva (Óbidos). Trata-se de uma parceria entre estas entidades que se prolonga até maio de 2026. O título, “Paisagens Visuais”, e o seu conteúdo programático, remetem para o ponto de partida, para a possibilidade de novos começos e ligações.
Depois de Silva Porto, Amarante irá acolher mais três exposições: uma de Amadeo de Souza-Cardoso ainda este ano, e mais duas vindas de Óbidos e Vila Nova de Foz Côa, entre 2025 e 2026.