Home » Serviços » Educação » Conferência Inquietar » II Conferência INQUIETAR – O Cerne da Educação
São algumas das questões que serão abordadas nos vários painéis que compõem a conferência com oradores de renome.
Junte-se à reflexão sobre o um tema incontornável da atualidade, numa conferência creditada com ACD para docentes, com a partilha de profissionais e pensadores com várias perspetivas e conhecimento sólido sobre o tema.
André Barata
Doutorou-se em Filosofia Contemporânea na Universidade de Lisboa. É desde 2002 Professor na Universidade da Beira Interior, onde dirige atualmente a Faculdade de Artes e Letras. É investigador e coordenador do Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura. Também preside à Sociedade Portuguesa de Filosofia. Os seus interesses académicos circulam pela filosofia social e política e pelo pensamento fenomenológico e existencial. Tem livros de ensaio, como “Metáforas da Consciência” (Campo das Letras, 2000), sobre a filosofia de Jean-Paul Sartre e uma proposta de pensamento da ressonância, “Mente e Consciência” (Phainomenon, 2009), conjunto de ensaios sobre filosofia da mente e fenomenologia, “Primeiras Vontades – sobre a liberdade política em tempos árduos” (Documenta, 2012). Mais recentemente publicou na Documenta uma trilogia – “E se parássemos de sobreviver – Pequeno livro para pensar e agir contra a ditadura do tempo” (2018); “O Desligamento do mundo e a questão do humano” (2020) e “Para viver em qualquer mundo – Nós, os lugares e as coisas” (2022). Assina regularmente no Jornal Económico e no suplemento Ípsilon do Público.
Bruno Miranda
Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa e doutorado em Neurociências pela University College of London (no âmbito do International Neurocience Doctoral Program da Fundação Champalimaud). No seu trabalho de doutoramento, sob a supervisão do Doutor Steven Kennerley e do Professor Peter Dayan (2017 Brain Prize), trabalhou em modelos computacionais e nos correlatos neurológicos de diferentes estratégias da teoria de aprendizagem por reforço que guiam a tomada de decisão. Do ponto de vista clínico, obteve o título de especialista em neurologia (2019) e teve formação avançada em métodos epidemiológicos e investigação clínica centrada no doente. Presentemente, é Investigador Júnior e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; e Investigador Clínico do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. Os seus interesses atuais de investigação focam-se nos princípios básicos do comportamento humano direcionado a objetivos e nos modelos de tomada de decisão. Para além disso, os seus interesses incluem também colaborações transdisciplinares e aplicações de tais princípios neurobiológicos a outros campos, como o planeamento urbano e saúde digital. As metodologias experimentais usadas para resolver essas perguntas científicas incluem a análise comportamental detalhada, a modelagem computacional, bem como as técnicas de neurofisiologia e imagem cerebral.
Guilherme Campos
Guilherme Campos é formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP. Durante vários anos, dedicou-se à consultoria tecnológica, trabalhando nas mais variadas indústrias. Atualmente, ocupa a posição de Product Owner numa empresa focada na criação e desenvolvimento de produtos digitais. Além da sua carreira, Guilherme é também um empreendedor nas horas vagas. É o fundador do Copyloto, uma plataforma inovadora que utiliza inteligência artificial para a criação de conteúdos. Desenvolveu também o Programas Eleitorais, um chatbot inteligente, que permite a qualquer pessoa “falar” com os programas eleitorais dos diferentes partidos políticos portugueses.
Goreti Marreiros
Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. Professora Coordenadora com Agregação do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, diretora do grupo de investigação GECAD (Research Group on Intelligent Engineering and Computing for Advanced Innovation and Development) e vice-presidente da associação portuguesa para a Inteligência Artificial. Doutorada e Agregada em Informática, pela Universidade do Minho, Mestrado em Gestão de Informação e Licenciatura em Matemática Aplicada ramo Ciência de Computadores pela Universidade do Porto. Os seus interesses centram-se na aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (e.g. multi-agent systems, knowledge based systems, machine learning) para a criação de sistemas inteligentes de decisão em diferentes domínios de aplicação. Leciona cursos relacionados com inteligência Artificial, é diretora da pós-graduação em bigdata e Decision Making e subdiretora do mestrado em Engenharia e Inteligência Artificial. Co-organizou conferências internacionais, workshops e seminários no domínio da Inteligência Artificial.
Ana Paula Rocha
Professora Associada no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É investigadora associada do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computação (LIACC) da Universidade do Porto. Desenvolve pesquisas na área de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes, incluindo sistemas multiagentes, aspetos sociais, organizacionais e de interação em sistemas multiagentes (negociação, argumentação, confiança computacional) e sistemas adaptativos (aprendizagem computacional). Pertence ao comité de programa da “International Conference on Agents and Artificial Intelligence” (ICAART) desde 2017, tendo também participado na organização de outras conferências internacionais na área da Inteligência Artificial. Participou em mais de uma dezena de projetos financiados nacionais e europeus. É também membro da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial (APPIA).
Carlos Ceia
Professor catedrático de Estudos Ingleses da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Doutorou-se em Hispanic Studies, em 1993, na Universidade de Cardiff (UK). Fez a agregação em Teoria da Literatura na FCSH, em 1997. Fundador e diretor do ILNOVA (Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa), em 2006. Diretor do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), desde 2014, onde dirige o grupo de investigação Teacher Education and Applied Language Studies (TEALS). Coordena atualmente o Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global e os Mestrados em Ensino (formação de professores da FCSH). António… é o seu segundo romance, depois de O Professor Sentado (2004). – Indicado pela Dra. Manuela Veloso.
Joana Martinho Costa
Membro da Comissão Instaladora, Diretora da Licenciatura em Tecnologias Digitais Educativas e Vice-Presidente da Comissão Especializada de Assuntos Pedagógicos da Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade (Iscte-Sintra). Investiga e publica nos domínios de tecnologia educativa, ensino e aprendizagem mediados por tecnologia e educação informática, sendo atualmente subcoordenadora do Grupo de Investigação de Sistemas de Informação do ISTAR-IUL. Tem sido oradora em diversas sessões de apresentação e formação sobre a aplicação da Inteligência Artificial na Educação. Coordena o Projeto de Implementação de Ensino à Distância do Iscte-Sintra e participa em diversos projetos nacionais e internacionais financiados nos seus domínios de investigação.
Luís Valente
Professor em mobilidade estatutária no desempenho de funções de consultadoria e acompanhamento técnico-pedagógico de projetos TIC no Centro de Competência da Universidade do Minho, investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho onde é Professor Auxiliar convidado. É doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação. É autor de diversos artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e estrangeiras, predominantemente na área de conhecimento de aplicação das TIC, da programação de computadores por crianças e da segurança na Internet. É também autor independente de software educativo. Atualmente é diretor adjunto da revista Educação, Formação & Tecnologias, membro da comissão editorial da Revista Portuguesa de Educação e membro da comissão técnica da Casa das Ciências, Universidade do Porto/Edulog e membro da Sociedad Española de la Camelia.
Cláudia Torres
Coordenadora do Projeto #EstudoEmCasa Apoia. Professora de Matemática há 25 anos. Licenciada em Ensino da Matemática, pela Universidade de Évora (2000). Mestre em Educação na área de especialização da Didática da Matemática Tese: Avaliação das aprendizagens em Matemática (2007). Doutorada em Educação, na Área de especialização da Didática da Matemática. Tese: A liderança e a gestão curricular no contexto de um grupo de professores de matemática (2014). Especialização em Administração escolar, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017).
Participou em diversos projetos de investigação nacionais (Membro da Equipa de Projeto de avaliação de Manuais escolares, Membro da Equipa de Projeto Mais Sucesso Escolar, tipologia híbrida; e, mais recentemente, o CRIarte – educação inclusiva e Ecossistemas de Aprendizagem e Bem estar) e internacionais (PDTR – Professional Development of Teachers’ Researchers e LPS – Learning from Students perspective);
Foi professora convidada no mestrado em Educação e no mestrado em ensino do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa;
Formadora em três centros de formação a nível nacional;
Membro ativo da Associação de professores de Matemática e da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática;
Foi Diretora do AE Fernando Pessoa em Lisboa, entre 2016-2020.
Atualmente Coordenadora do Projeto #EstudoEmCasa Apoia e professora de Quadro do Agrupamento de Escolas D. Dinis em Lisboa.
Paula Silvestre
Licenciatura em Sociologia, pela Universidade do Porto, Mestre em Poder Local, Desenvolvimento e Mudança Socioeconómica, pela Universidade do Porto, Pós-Graduação em Gestão da Formação pelo Instituto Empresarial Portuense e Curso Geral de Gestão na Católica Porto Business School.
Desde 1999 quadro superior na AEP Formação e desde 2003 Coordenadora da Área. Desde 2016 assumiu a Direção da AEP Competitividade e atualmente acumula a Direção da Competitividade e da Formação.
Representa a AEP, no Conselho Técnico Pedagógico do CESAE Digital, centro Protocolar do IEFP, IP, na Comissão de Acompanhamento do COMPETE2020 e institucionalmente, quando delegada, pelo Conselho da Administração representa a AEP em diferentes fóruns.
Miguel Herdade
Miguel Herdade trabalha em desigualdades educativas e integração social. É Diretor Associado no Ambition Institute no Reino Unido e é também Governador de uma escola primária em Londres. Em Portugal é colunista na revista Sábado e co-fundador da Orquestra Sem Fronteiras, a primeira organização portuguesa a vencer o Charlemagne Youth Prize, prémio de integração social do Parlamento Europeu.
Foi docente na Nova SBE – School of Business and Economics e co-fundador e Director Executivo da Academia do Johnson, na Amadora.
Gonçalo Aires
Professor. Trabalhou 2 anos na escola de Sande, em Marco de Canaveses, e é agora Tutor Pedagógico da Teach For Portugal, fazendo o acompanhamento no terreno, estudando as novas práticas e recomendando as melhores soluções às escolas.
Fernando Moreira
Fernando Moreira criou o Departamento de Ciência e Tecnologia, sendo o seu Diretor de maio de 2018 a fevereiro de 2022. Licenciado em Informática/Matemáticas Aplicadas em 1992, Mestre e Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 1997 e 2003, respetivamente, ambos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 2018, obteve a Agregação. Faz parte do corpo docente da Universidade Portucalense desde 1992, onde atualmente é Professor Catedrático. É professor visitante em várias outras universidades nacionais e internacionais. O portfólio de ensino abrange diversas disciplinas em estudos de graduação e pós-graduação. Orienta estudantes de doutoramento e de mestrado, para além de estudantes internacionais em estâncias de investigação de alguns meses. Contribuiu para sua área de atuação com mais de 250 publicações científicas, com revisão por pares, em revistas e conferências nacionais e internacionais. É membro do Conselho Consultivo Editorial de várias revistas e livros e organizou inúmeras edições especiais de revistas JCR. É membro de comités de programas e científicos em conferências nacionais e internacionais. Foi coordenador do Mestrado em Informática durante uma década. É membro da Comissão Diretiva do centro de investigação REMIT e tem uma ampla experiência editorial, coeditando vários livros. As suas afiliações profissionais incluem NSTICC, ACM e IEEE. Os seus principais interesses de investigação abrangem computação móvel, tecnologia no ensino superior, mobile learning, social business e transformação digital. Recebeu o prémio Atlas Elsevier em abril de 2019 pelas suas contribuições.
José Silveira
Diretor do Cenfim
Bruno Costa
Licenciado em Professor do Ensino Básico (2ºciclo) pela Escola Superior de Educação de Fafe e Pós-Graduado em Administração Escolar pela Universidade do Minho.
Atualmente é Presidente da Associação Empresarial de Amarante, Presidente do Conselho Fiscal do CETS e Membro do Conselho Fiscal do IET.
Rosário Meneses
Licenciou-se em Gestão de Empresas pela Universidade da Beira Interior (UBI). Desde o início da carreira é Formadora e Consultora de temas ligados à Gestão Empresarial.
Depois de uma breve passagem pela SONAE, entrou para o projeto de abertura da Associação Empresarial de Vila Meã, entidade que está ligada até aos dias de hoje. Trabalhou, durante 7 anos, como representante na Zona Norte da Associação Nacional de Tecnologias de Informação e Eletrónica e participou no grupo fundador do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, sendo convidada, em 2020, para Coordenadora de Projetos.
Rolando Martins
Professor Auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), dedicando-se atualmente a sistemas distribuídos seguros e infraestruturas de suporte à privacidade. Ele é ex-membro do Intel Science and Technology Center (ISTC), onde esteve envolvido em centros de computação em nuvem e computação embarcada, e no Parallel Data Lab (PDL) da Carnegie Mellon University (CMU). Ao mesmo tempo, ele também foi cientista pesquisador da computação na YinZcam, um spinoff da CMU que fornecia aplicativos móveis para a NBA, NHL, NFL e MLS, onde esteve envolvido em computação em nuvem, big data, sistemas de gerenciamento de conteúdo, segurança e transmissão de vídeo. Foi também investigador na unidade de transportes da EFACEC, onde se concentrou na concepção e implementação de middleware fiável em tempo real para sistemas ferroviários.
Atualmente é PI do Atlas, Trusted Autonomous Navigation, uma proposta de projeto de co-promoção do P2030 RCI com a Bosch, que visa melhorar a segurança atual dos veículos autónomos, que está em avaliação. No passado esteve envolvido no P2020 Theia (co-promoção com a Bosch), H2020 CyberSec4Eur, PI para o P2020 COP em co-promoção com a Talkdesk, co-pi para CMU-Portugal Angerona, e participou no CMU-Portugal Hyrax, H2020 NanoStima e CMU-Portugal TRONE.
É membro do conselho científico da FCUP e vice-presidente do IEEE CS Portugal Chapter, vice-diretor do MSc em segurança da informação da FCUP e vice-diretor do C3P (UP Cybersecurity and Privacy Centre). É também o fundador da SafeHelm (www.safehelm.com), uma spinoff da Universidade do Porto dedicada à I&D, transferência de tecnologia e consultoria para infraestruturas computacionais seguras, nomeadamente Cloud e Edge Computing, IoT e Blockchain. Atualmente está desenvolvendo uma solução virtualizada de código aberto para potencializar aplicativos de IA de próxima geração e outros.
Foi consultor da Câmara Municipal do Porto na adoção do RGPD, durante quase dois anos, tendo tido responsabilidades na supervisão da implementação e dos processos de segurança, a fim de alcançar a conformidade. Foi consultor líder do INESC-TEC na transição da Efacec para cloud computing, adoção de novas políticas de cibersegurança e inteligência artificial. Atualmente faz parte do conselho consultivo técnico de redes e infraestruturas do INESC-TEC. Por último, ele também é consultor de segurança, nuvem e tecnologia móvel da Adyta, uma start-up líder em segurança em mensagens e infraestrutura seguras.
Carlos Coelho
Diretor de Inovação e Conhecimento da Morais Leitão. É o responsável na firma pela implementação de novas metodologias de trabalho com suporte em tecnologia incluindo a inteligência artificial, a automatização de documentos e os processos robóticos. Assina o artigo de opinião intitulado “ChatGPT: o futuro da advocacia ou uma ameaça?”, publicado na secção P3, do Jornal Público, na edição de 7 de fevereiro de 2023.
Rita Paula Ribeiro
Professora Auxiliar do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Investigadora Sénior do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computação, Tecnologia e Ciência (INESCTEC). Os seus principais interesses de investigação centram-se em problemas de aprendizagem em domínios desequilibrados, deteção de anomalias, questões de avaliação em tarefas de aprendizagem e problemas de aplicação relacionados com o bem social e o ambiente.
Bernardo Caldas
Formado em Advanced Computing pelo Imperial College London e em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, Bernardo Caldas é um especialista em Dados e Inteligência Artificial. Lidera atualmente estas áreas numa das maiores Fintech europeias, depois de o ter feito em diversas empresas nacionais e internacionais. Fundou ainda uma startup e a associação Data Science for Social Good Portugal.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 meses | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
qtrans_admin_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada por utilizador logado. |
qtrans_front_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada pelo utilizador. |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
wp-settings-1 | 12 meses | Usado para guardar configurações para utilizadores logados. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__utma | 12 meses | Usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma. É atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics. |
_ga | 12 meses | Usado para distinguir utilizadores pelo Google Analytics. |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |