Serviço Municipal de Apoio ao Idoso
Teleassistência domiciliária 24 sobre 24 horas, 365 dias por ano. A partir de agora, os idosos de Amarante jamais estarão isolados ou ficarão sem auxílio. O Serviço Municipal de Apoio ao Idoso – SMAI – é uma medida da Câmara Municipal de Amarante, criada a pensar na segurança e bem-estar dos idosos/adultos dependentes.
Os dados apontam, de acordo com a GNR, para 12 mil idosos a viverem sozinhos, em Portugal, em 2011, e todos os dias surgem novos casos de morte por isolamento ou falta de assistência. De acordo com os Censos de 2011, o concelho de Amarante tinha 9071 residentes com idade igual ou superior a 65 anos o que representa cerca de 16,12% da população total residente. Das 2684 famílias isoladas, residentes no concelho, mais de metade (54,5%) tem idade igual ou superior a 65 anos.
O SMAI, pressupõe dar resposta a situações de isolamento através de um serviço de teleassistência, já visto em algumas autarquias, mas também através de um acompanhamento psicossocial, feito por um/a técnico/a da autarquia, que é o que distingue este serviço de todos os outros já existentes com estas características.
O serviço, agora criado, pretende manter os idosos em segurança no seu meio natural de vida, evitar/retardar a integração em lar, e ajudar as famílias cuidadoras a conciliarem a sua vida familiar com a profissional, mantendo-as informadas quanto à situação do seu familiar. Destina-se aos idosos/adultos dependentes, residentes no concelho de Amarante e é totalmente gratuito.
Através da teleassistência domiciliária, o SMAI funciona 24 horas por dia durante todo o ano e permite acesso aos serviços de Emergência 24, Mediphone 24 e Assistência ao Lar 24.