Serviço educativo de Amarante promove experiências criativas para todas as idades





Workshops, Oficina Criativa e visita noturna são as propostas do projeto educativo do Município de Amarante para o mês de março. Os interessados em participar devem realizar a inscrição aqui.
Já na próxima segunda-feira, 3 de março, o Arquivo Municipal recebe o Workshop “O Carnaval e as Tradições Arquivadas”, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, destinado a crianças e jovens dos 10 aos 18 anos. O custo é de 1 euro e as vagas estão limitadas a 15 participantes. Este workshop propõe uma viagem pelas tradições carnavalescas de Amarante, através da exploração de documentos históricos, fotografias e registos. Além de aprenderem técnicas básicas de pesquisa em arquivo, os participantes poderão construir elementos “Sassaricos” – símbolos irreverentes do Carnaval local.
Também a 3 de março, realiza-se a Oficina Criativa “Família” no Solar dos Magalhães, às 15h00, destinada a bebés e crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos, acompanhados por um adulto. Esta atividade é gratuita e tem um limite de 20 participantes. A oficina estimula a criatividade dos mais pequenos através de atividades de artes visuais, teatro e música, promovendo o desenvolvimento de forma lúdica e interativa.
No mesmo dia, acontece, ainda, o Workshop “Hoje Há Palhaços” na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – Polo de Vila Meã, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30, para crianças dos 6 aos 12 anos. Com um custo de 1 euro e limitado a 15 participantes, este workshop inspira-se no livro “Hoje Há Palhaços” de António Torrado e Maria Alberta Menéres, incentivando a imaginação e a expressão artística através de atividades relacionadas com o mundo do circo.
O SAB’Arte “O Labirinto Kafkiano – Explorando o Imaginário” decorre a 15 de março, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, das 10h00 às 11h30, dirigido a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. Esta iniciativa realizada em parceria com a Professora Elsa Cerqueira, explora a vida e a obra de Franz Kafka, desafiando os participantes a interpretar o imaginário kafkiano e a estimular o pensamento crítico e criativo. A atividade é gratuita, mas limitada a 15 participantes.
No dia 28 de março, realiza-se a visita guiada noturna “Amadeo… Um Artista, Duas Perspetivas” no Solar dos Magalhães, entre as 21h00 e as 22h30, destinada a maiores de 14 anos. Os participantes serão convidados a refletir sobre a transformação do antigo Solar dos Magalhães num espaço museológico e na importância da memória coletiva.