“Sénior Ativo” põe idosos de Amarante a mexer
Promover uma melhoria na qualidade de vida e autonomia dos seniores, através de uma prática desportiva formal orientada para o desenvolvimento da capacidade motora e para a promoção de um estilo de vida mais ativo é o principal objetivo da medida municipal “Sénior Ativo”. Trata-se de uma iniciativa implementada em 2017 que pretende promover o convívio e a troca de experiências.
A atividade enquadra-se no Plano de Ação do Eixo do Envelhecimento e Relações Familiares da Rede Social de Amarante e a prática desportiva decorre semanalmente em cada uma das 12 entidades aderentes do concelho com valências na Terceira Idade: ADESCO – Associação para o Desenvolvimento Comunitário; Associação Emília Conceição Babo; Associação Humanitária de Santiago; Associação Progredir; Associação de Solidariedade Social de Gondar “O Bem-Estar”; Casa do Povo de Telões; Centro Social Vale Santa Natália; Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real; Cercimarante – ERPI; CLAP – Centro Local de Animação e Promoção Rural; Comissão Social de Freguesia “Portas do Concelho” e Santa Casa da Misericórdia de Amarante.
Em 2017, a medida “Sénior Ativo” envolveu cerca de 249 participantes, sendo o Boccia a atividade que conquistou mais adeptos. Este ano estão já previstos dois encontros, com o intuito de fomentar a competição saudável entre os participantes.
Os seniores que não integram nenhuma instituição, mas que pretendam participar nesta iniciativa deverão dirigir-se às entidades referidas e efetuar gratuitamente a sua inscrição.