“Senhora da Ponte” regressa ao exterior da Igreja de S. Gonçalo
Já foi colocada no exterior da Igreja de São Gonçalo uma réplica da figura conhecida por “Senhora da Ponte”. A imagem original encontra-se no Museu de Arte Sacra – Dr. Luís Coutinho, após ter sido restaurada e onde pode ser visitada.
Esta ação de restauro consistiu essencialmente na limpeza das superfícies para eliminação de poeiras e sujidades, remoção de crostas negras e aplicação de cera micro cristalina para proteção das superfícies.
Quanto à réplica, agora colocada no lugar de onde foi retirado o original, e segundo a Direção Regional da Cultura do Norte, entidade responsável pela sua produção “encontrar um bloco de granito similar à pedra da escultura medieval não foi tarefa fácil. O trabalho na oficina do escultor implicou a passagem de uma rede de pontos, para o bloco em granito a partir do modelo em gesso, processo pacientemente executado segundo as técnicas tradicionais de passagem de pontos pela técnica de cruzeta.”
Quanto à brancura da peça, referiu ainda, “convém ter presente que a escultura original depois de intervencionada também está clara, porque a pedra de origem é clara. Trata-se de um granito semelhante ao que foi utilizado na construção da fachada da Igreja de São Gonçalo, na parte que corresponde à fábrica do séc. XVI.”
Recorde-se que a figura “Senhora da Ponte” é, na sua designação correta, um cruzeiro biface, um dos raros exemplares existentes no país, completo e ricamente esculpido, retratando a Senhora da Piedade e Cristo Crucificado.