Resposta de Apoio Psicológico promove “Conversas de Pais”
A atividade “Conversas de Pais” está em curso na Escola Básica Acácio Lino e na Casa da Juventude de Amarante e conta atualmente com a participação de 27 pais/encarregados de educação. Com o principal objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências parentais e estratégias educativas positivas, as sessões são dinamizadas por profissionais de Psicologia do Município de Amarante e do Projeto TEIA+.
As “Conversas de Pais” são baseadas no programa “Mais Família, Mais Criança” e “Mais Família, Mais Jovem”, e pretendem criar um espaço de partilha, interajuda e suporte de forma a fortalecer as relações familiares.
As sessões desenvolvem-se em torno das temáticas: “atenção positiva”, “elogios”, “recompensas concretas”, “ignorar”, “regras claras e limites”, “consequências para o mau comportamento”, “escuta ativa e mensagens eu” e da resolução dos seguintes problemas: “estudar”; “ajudar nas tarefas em casa”; “saídas à noite” “conflitos entre irmãos”; “melhorar o aproveitamento escolar”, entre outros.
Destinam-se a pais e/ou outros educadores e desenvolvem-se num conjunto de sessões programadas mediante as caraterísticas de cada grupo, tendo como parceiros entidades públicas e privadas (escolas, associações de pais, IPSS’s, entre outros).
As Conversas de Pais foram consideradas pelo IES-SBS (Instituto de Empreendedorismo Social), uma iniciativa de alto potencial de impacto de empreendedorismo social em Amarante (ES+). Recorde-se que a cerimónia de apresentação do projeto ES mais Amarante aconteceu a 19 de fevereiro de 2016, dia em que, além das “Conversas de Pais”, mais outros seis projetos amarantinos receberam o galardão “ES mais”.