Proteção Civil Municipal deu início à Fase Bravo de combate a incêndios florestais
O Serviço Municipal de Proteção Civil promoveu um encontro com a população de Rebordelo, no âmbito do arranque da Fase Bravo de combate a incêndios florestais. Trata-se de uma iniciativa que resulta do trabalho desenvolvido sob a temática \”A importância do patamar local na promoção de comunidades resilientes\”, assinalada no Dia da Proteção Civil que decorreu a 1 de março.
Esta atividade contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Amarante e de Vila Meã, da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) e do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS).
Sensibilizar para a prevenção e antecipação de situações graves, apostar na proximidade entre os cidadãos e o território onde vivem, evidenciar o valor do património paisagístico e natural de que dispõem foram alguns dos objetivos desta ação.
O responsável pela Proteção Civil Municipal, Hélder Ferreira, referiu que \”estes exercícios e o contacto com a população são determinantes para apostar na prevenção que é um dos fatores determinantes para o sucesso das operações. Cada cidadão tem um importante papel a desempenhar e por isso é necessário formar, preparar e adaptar as populações e os territórios para diferentes cenários, contribuindo assim para minimizar riscos e impactos que condicionem a vida das pessoas, empresas e instituições.”