Projeto RUA desafia artistas para a ação “MIMO a minha cidade”
Tendo como pano de fundo o MIMO Festival, que se realiza nos dias 26, 27 e 28 de julho, e o estatuto de Amarante como “Cidade Criativa da UNESCO” (categoria Música), o projeto RUA (Revitalização Urbana de Amarante) desafia artistas plásticos para a ação “Mimo, a minha cidade”, levando-os a participar num concurso de ideias para a criação de um roteiro artístico ilustrado nas montras dos estabelecimentos comerciais.
Sob o tema “Músicas do Mundo”, tendo como referência a origem/história de estilos musicais de diferentes continentes, pretende-se que as intervenções tenham um fio condutor e convidem os transeuntes a percorrer as ruas onde incidirá a ação.
O objetivo é aumentar a atratividade das áreas comerciais do centro histórico, tirando partido não só dos públicos do MIMO (cerca de 70 mil pessoas em 2018), como dos fluxos de turistas e visitantes que, na época alta, rumam a Amarante.
Os artistas concorrentes deverão ter mais de 18 anos e as candidaturas poderão ser apresentadas individualmente, ou por duas pessoas. O prazo para a receção das propostas decorre até 30 de junho, devendo ser enviadas via email, para o endereço geral@ruamarante.pt.
Lojas poderam candidatar-se até 14 de junho
Até 14 de junho decorreu a inscrição das lojas que pretendam participar na ação “Mimo, a minha cidade”, sendo admitidas para seleção entidades singulares ou coletivas que sejam detentoras de estabelecimentos comerciais ou de serviços situados dentro do perímetro delimitado pela ARU – Área de Reabilitação Urbana da cidade de Amarante.
A inscrição dos estabelecimentos deverá ser realizada através do preenchimento de formulário próprio (disponível no site do RUA – www.ruamarante.pt), submetido via email para geral@ruamarante.pt ou entregue na sede da Associação Empresarial de Amarante.
O projeto RUA – Reabilitação Urbana de Amarante é promovido pelo Município de Amarante, através da InvestAmarante; pela Associação Empresarial de Amarante e pelo Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude.