Novo quartel da GNR começa a ser construído em maio
Depois de quase 30 anos de espera, já em maio deste ano, deverá começar a ser construído o novo quartel da GNR de Amarante.
A empreitada foi adjudicada por aproximadamente 1,1 milhões de euros, um valor inferior ao que estava previsto no concurso público que era de 1,8 milhões de euros e vai agora ser apreciada pelo Tribunal de Contas.
No âmbito do protocolo celebrado com o Ministério da Administração Interna, a dona da obra é a Câmara Municipal.
A 9 de setembro de 2015, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar recordava que este era “um assunto que vem a ser discutido neste concelho desde 1985 e que Amarante teve de esperar 30 anos para encontrar a solução para o novo Quartel da GNR”. Solução essa que ficou formalizada no protocolo assinado em setembro de 2015 e cuja obra foi agora adjudicada. “Passados estes meses estamos, felizmente, em condições de garantir que a obra já poderá avançar, para bem de Amarante e dos concelhos vizinhos”, conclui o autarca.
Com a construção do novo quartel será possível melhorar as condições de trabalho da câmara e ampliar o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, ao mesmo tempo que se proporciona condições “dignas” à GNR de Amarante.
A nova infraestrutura vai permitir uma melhoria na qualidade de atendimento e de acolhimento que a GNR tem o dever de proporcionar aos cidadãos e à comunidade que serve.
No terreno outrora ocupado pela Adega Cooperativa e cedido pela autarquia, nascerá o novo quartel.