Município leva Orquestra do Norte a escolas de Amarante
3663 alunos dos agrupamentos de escolas de Amarante e Amadeo de Souza-Cardoso assistiram a 11 concertos pedagógicos proporcionados pela Orquestra do Norte (ON). Trata-se de uma iniciativa realizada no âmbito do protocolo existente entre a ON e o Município de Amarante. Os concertos tiveram lugar no auditório da Escola Secundária de Amarante e no Cineteatro Raimundo de Magalhães, em Vila Meã.
Com propostas pensadas tanto para públicos mais jovens como para estudantes universitários, a Orquestra do Norte estabelece nestes concertos-pedagógicos laços diretos, em que os ouvintes são implicados e podem até tornar-se protagonistas ou intervenientes em palco, descobrindo de outra forma os timbres dos instrumentos, as particularidades das obras e dos seus compositores.
As obras ajudam a mostrar as cores dos timbres dos instrumentos e ilustram os modos como os instrumentos pintam a música e se ligam às emoções. Para perceber como o clarinete é mais intimista, o oboé acutilante, o violoncelo expressivo e o fagote brincalhão. E ficar a saber o que é o timbre, a altura, o ritmo, aproveitando para entrar em contacto direto com a Orquestra e talvez, quem sabe, descobrir novos talentos e formas de olhar para o futuro.
Despertar o sentido estético e o gosto pela música, vivido de uma maneira ativa, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e para a socialização da criança são algumas das finalidades dos concertos pedagógicos. A integração do ensino musical na educação revela-se cada vez mais importante, pelo facto de a música ter grande influência no domínio do corpo, na expressão, na psicomotricidade, no cultivo da voz e da linguagem, contribuindo ainda para incentivar a criatividade das crianças e jovens.
A música permite a vivência de sensações, o despertar de perceções, a abertura de canais de comunicação. A conjugação de tudo isto conduz as crianças à aquisição de competências e a um outro plano de compreensão e expressão. Sendo reconhecida a importância da audição no desenvolvimento da sensibilidade, um dos objetivos dos concertos é fazer de cada aluno um recetor ativo, tentando que este participe tanto na audição de fragmentos musicais específicos como de obras completas. Desta forma, o jovem ouvinte pode mais facilmente aprender a observar, a analisar e a apreciar a realidade sonora em geral e, em particular, a musical.
O timbre dos instrumentos desempenha um papel importante na audição, já que contribui para determinar o caráter da obra. Antes da audição de uma obra instrumental, os alunos conhecem os instrumentos que nela intervêm, através da observação direta. Os instrumentos são apresentados sequencialmente por famílias (cordas, sopros madeira, sopros metal e percussão) através de uma descrição técnica simples, seguindo-se a audição de um trecho curto, executado a solo ou por grupo de músicos.