Município de Amarante recebe distinção internacional com o selo “Boas Práticas” do programa URBACT
Amarante foi distinguida com o selo “Boas Práticas” pelo programa URBACT da União Europeia, através do programa Amarante Tech Hub. Trata-se de um projeto pioneiro, cujo objetivo é transformar a cidade num polo de inovação e empreendedorismo. Este modelo inovador combina a tradição industrial de Amarante com as mais recentes tecnologias, promovendo a criação de startups, a atração de investimento e a qualificação da mão-de-obra local. O impacto do projeto vai além do desenvolvimento económico, promovendo também o emprego qualificado, a atração de jovens talentos e a melhoria da qualidade de vida na região.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante e vereador com o pelouro do Empreendedorismo, Jorge Ricardo, esta distinção reforça a importância do Amarante Tech Hub que “é um exemplo inspirador de como cidades de médio porte se podem tornar num polo de inovação e desenvolvimento económico. Este reconhecimento internacional é o resultado de um trabalho conjunto de diversos agentes locais acreditando no potencial do território e do projeto. Estou certo de que este reconhecimento é significativo para Amarante, na medida em que permitirá aumentar a visibilidade internacional do concelho, enquanto destino atrativo para empresas, investidores e talentos.”
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da União Europeia, o projeto promove a economia circular, a eficiência energética e a utilização de tecnologias limpas. O Amarante Tech Hub foi reconhecido pelo seu impacto social e sustentabilidade, servindo também como modelo replicável noutras cidades europeias, contribuindo para o desenvolvimento de regiões menos favorecidas.
Para potenciar a visibilidade das regiões e dos projetos distinguidos, vai ter lugar, de 8 a 10 de abril de 2025, o URBACT City Festival 2025, em Wroclaw, na Polónia. O evento vai reunir centenas de participantes da Europa, que irão partilhar conhecimentos sobre tendências urbanas, de forma a tornar as comunidades mais sustentáveis e estabelecer redes e parcerias para as próximas Redes de Transferência URBACT.