Município de Amarante realizou 5 largadas contra a Vespa das Galhas do Castanheiro
À semelhança de anos anteriores, o Município de Amarante continua em ação, através da luta biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro. Por via do Serviço Municipal de Proteção Civil e com a coordenação da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), o Município de Amarante efetuou largadas do parasitoide Torymus sinensis nas freguesias de Ansiães; Canadelo; Gouveia S. Simão; Vila Caiz e Travanca. Em Candemil e em Real as largadas realizadas foram suportadas por particulares. Todas as largadas (7) foram efetuadas por técnicos do Município, credenciados para o efeito.
Recorde-se que em 2018, o Município de Amarante esteve no lote dos primeiros concelhos a efetuarem largadas.
Presenciadas pelos proprietários dos castinçais/soutos, as largadas foram coordenadas pela DRAPN, em parceria com o Município de Amarante, com o objetivo de sensibilizar o setor para a importância deste combate. Na Largada de Real/Vila Meã esteve presente a Vice-Presidente Lucinda Fonseca que fez questão de referir o “esforço que o Município tem vindo a assumir nesta Luta Biológica, que abraçou desde 2016. Até à data, suportou 13 Largadas: 2016 – Carneiro; 2017 – Salvador do Monte e Bustelo; 2018 – Salvador do Monte; Bustelo; Rebordelo; Louredo e Mancelos; 2019 – Ansiães; Canadelo; Gouveia S. Simão; Travanca e Vila Caiz”.
A praga da vespa do castanheiro tem um ciclo anual e é na altura da primavera que são visíveis os sintomas na árvore. Entrou na Europa através da Itália e foi detetada pela primeira vez em Portugal em finais de maio de 2014.