Município de Amarante já iniciou novas ações de fogo controlado
No seguimento dos trabalhos iniciados em março e de modo a dar cumprimento ao Plano Intermunicipal de Fogo Controlado da Serra da Aboboreira, elaborado em parceria com os Municípios de Baião, Marco de Canaveses e Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, o Município de Amarante está já no terreno com novas ações de fogo controlado.
Os técnicos credenciados dos Municípios de Amarante e do Marco de Canaveses e da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega e as equipas de Sapadores Florestais estão a acompanhar as ações que arrancaram na União de Freguesias de Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei.
O objetivo passa pela prevenção da ocorrência de grandes incêndios, no sentido de evitar a sua progressão possibilitando um combate mais seguro e eficaz. As ações de fogo controlado na Serra da Aboboreira estão a ser complementadas com ações de silvicultura preventiva através da realização de Faixas de Gestão de Combustível. Estendem-se também à Serra do Marão, no âmbito da candidatura da CIM-Tâmega e Sousa e de forma a realizar a Rede Primária do Município. No decorrer de 2018 já foram executados, em Amarante, cerca de 130 hectares em ações de fogo controlado.