Município de Amarante integra a “Banda e a Cidade”
Na sequência da aprovação da candidatura à Direção Geral das Artes (DGARTES) – Ministério da Cultura com o projeto “A Banda e a Cidade” para os anos 2020-2021, a Banda Musical de Amarante já está no terreno com alguns dos projetos dos quais o Município de Amarante faz parte.
Uma das atividades mais valorizadas e referenciadas no relatório da DGARTES contou com o apoio organizativo do Município e centra-se na área do Envelhecimento Ativo.
Exemplo disso é a formação de um coro Sénior nas Associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho identificadas pela Rede Social. Para o efeito está a ser feita uma recolha etnográfica de canções típicas de Amarante que serão arranjadas por um compositor para a apresentação de um concerto final.
A atividade já iniciou a 20 de janeiro e prevê a deslocação semanal às instituições, com aulas ininterruptas até julho, de um/a professor/a licenciado em Canto.
Associação Emília Conceição Babo; Casa da Boavista; Centro Local de Animação e Promoção Rural (CLAP); Centro Social de Jazente; Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real; Centro Social Vale Santa Natália; Cercimarante (ERPI); Comissão Social de Freguesia Portas do Concelho; O Bem-Estar, Associação de Solidariedade Social de Gondar e Santa Casa da Misericórdia de Amarante – são as instituições que aderiram ao projeto.
A candidatura, enquadrada no concurso para apoio sustentado bienal da DGARTES na área da música, engloba atividades variadas de criação, programação e formação.
Do leque das atividades previstas ao nível social e que contam com o apoio organizativo do Município destaque ainda para a Escola da Banda (permite o acesso, de forma gratuita, a todos os interessados em aprender Música, facultando o transporte para as aulas); os Concertos pedagógicos (designadamente nos locais mais descentralizados do Município) e o Concerto do Dia Mundial da Mulher (integrado no âmbito da temática da Igualdade de Género).