Município de Amarante distinguido com Selo de Ouro pelo apoio aos Cuidadores Informais


O projeto municipal “Amarante a Cuidar de Quem Cuida” foi distinguido com o Selo de Ouro na 4.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), promovida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. Atribuído aos Municípios que se evidenciam pelas melhores práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.
Entre os projetos avaliados, “Amarante a Cuidar de Quem Cuida” destacou-se pelas elevadas classificações obtidas em diferentes critérios, garantindo o selo de mérito em 2023 e 2024.
O projeto disponibiliza um conjunto diversificado de respostas — coletivas e individuais — que incluem formação em autocuidados, apoio psicológico, social e jurídico, assegurados por uma equipa multidisciplinar e interinstitucional, e sustentada por uma rede de parceiros da Rede Social, nomeadamente Adesco – Associação Desenvolvimento Comunitário, Agrupamento Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega, Associação Emília Conceição Babo, Associação Humanitária de Santiago, Associação Progredir, Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real, Cercimarante, Cooperativa de Educação, Reabilitação, Crianças Inadaptadas, CRL, Centro Local de Animação e Promoção Rural, CLAP, O Bem Estar – Associação de Solidariedade Social e Santa Casa da Misericórdia de Amarante.
Desde a sua criação, em outubro de 2019, o projeto já apoiou mais de 230 cuidadores informais, através das diversas respostas proporcionadas por esta rede de apoio.
Ao longo das três edições anteriores, o Movimento RACCI distinguiu 125 projetos que têm feito a diferença no apoio aos cuidadores informais. Em 2024, foram reconhecidas 59 autarquias, entre as quais se insere o Município de Amarante, agora com o Selo de Ouro.