Município de Amarante dinamiza diferentes atividades no âmbito da “Semana da Educação”
Conferência, exposições, Street Art, peça de teatro e lançamento de um livro são algumas das iniciativas que integram o programa que pretende dinamizar a Educação junto da comunidade, que se prolonga até 20 de abril.
A exposição internacional “Memória: Totalitarismo na Europa” irá percorrer diferentes escolas do Município de Amarante – EPALC, Escola EB 2,3 de Vila Caiz, sede do Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso, CENFIM, Externato de Vila Meã, Colégio de São Gonçalo, Escola Secundária de Amarante e Conservatório de Amarante – até 3 de maio, com o objetivo de informar os cidadãos, e em particular as novas gerações, sobre o trágico passado totalitário da Europa. Salienta a importância de defender os Direitos Humanos, as liberdades e as garantias individuais, bem como os valores democráticos na sociedade, revelando factos e dados sobre nazismo, comunismo e fascismo.
A 13 de abril, pelas 15h30, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso recebe a apresentação do livro “Amarante meu Grande Pequeno Mundo” com textos de Costa Carvalho e com fotografias de Joaquim Teixeira Pinto e Eduardo Teixeira Pinto.
A 28 de abril, chega ao Amarante Cine-Teatro, a peça de teatro “Adamastor”, baseada na obra literária “Os Lusíadas”, destinada aos alunos do 8º ano, e que já teve a sua antestreia no Conservatório de Amarante, a 11 de abril. Esta peça promete ser uma viagem ao tempo dos Descobrimentos, à bravura e coragem do povo português.
“Maquetes sobre o Centro Histórico de Amarante – Miniaturas” é o nome da exposição de Carlos Machado Teixeira que está já patente na Casa da Antiga Cadeia até ao fim do mês de abril. A visita pode ser feita de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h00 e 16h30.
De 16 a 20 de abril, os alunos são convidados a participar num Workshop de Street Art com artista e ilustrador, Francisco Fonseca, mais conhecido pelos seus desenhos épicos e intrincados de casas, cidades e paisagens europeias. O workshop consiste na pintura de um mural, a partir do dia 16 de abril, na Rua Frei José Amarante. Os alunos dos cursos de artes do ensino secundário são convidados a visitar e a interagir com o artista, de forma a compreenderem as diferentes fases e desafios do processo. Esta iniciativa tem como propósito compilar os marcos da arquitetura histórica da cidade.
A conferência INQUIETAR, o cerne da Educação: Os desafios da Inteligência Artificial, marcou o início das atividades destinadas à dinamização da Educação no Município de Amarante. O evento destinado a docentes e restante comunidade escolar, decorreu nos dias 5 e 6 de abril e contou cerca de 250 participantes. O tema da 3ª edição desta conferência, que se realizará em 2025, foi já apresentado: “Alterações climáticas: migrações”. As pré-inscrições já estão disponíveis aqui.
Recorde-se que estas iniciativas contam com a organização do Município de Amarante em parceria com o Instituto +Liberdade e as Escolas do concelho, designadamente: Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes, Escola Secundária de Amarante, Colégio de São Gonçalo, CENFIM, EPALC, Externato de Vila Meã e Conservatório de Amarante.