Município de Amarante celebra “Dia Mundial da Poupança” com várias atividades
No âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se assinala esta quinta-feira, 31 de outubro, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) do Município de Amarante, em parceria com o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) – Todos Contam e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), promove, até 6 de novembro, um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar a população e a comunidade escolar para a importância da poupança e literacia financeira.
Esta manhã, arrancou na Escola Secundária de Amarante, a sessão com a oradora Cláudia Alves, do Banco de Portugal, sobre o tema “Canais Digitais e Segurança Online”, inserido na campanha #FicaADica, com o objetivo de melhorar o conhecimento financeiro e promover comportamentos financeiros seguros entre os jovens. No total serão 460 crianças e jovens, das escolas públicas e privadas do concelho, que até 5 de novembro, serão sensibilizados, através da parceria com o PNFF – Todos Contam e o Banco de Portugal.
A 6 de novembro, no âmbito da parceria com a DECO, realizar-se-á uma “Conversa Aberta” na Rádio ERA FM, às 11h00, com o tema “Construir o Futuro – A Importância da Poupança para um Amanhã + Seguro”. A sessão contará com a presença da economista Ana Passos e da vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Rita Marinho Batista.
“Neste Dia Mundial da Poupança, reforçamos a importância de sensibilizar a nossa comunidade, em especial os mais jovens, para a necessidade de adotar comportamentos financeiros conscientes e seguros. A poupança é uma ferramenta essencial para a construção de um futuro estável e, com iniciativas como esta, pretendemos dotar os amarantinos com os conhecimentos necessários para uma gestão financeira informada e responsável. A educação financeira é um pilar fundamental para promover uma sociedade mais equilibrada e preparada para os desafios do futuro. Agradeço a todos os parceiros que se associaram a estas ações e que têm contribuído para que Amarante seja uma referência na formação de consumidores conscientes e bem informados”, refere Rita Marinho Batista.