Município de Amarante associa-se a campanha H2OFF – Hora de fechar a torneira
No Dia Mundial da Água, celebrado hoje, 22 de março, sob o tema “Valorizar a Água”, o Município de Amarante convida-o a associar-se à campanha H2OFF que pede para não se abrir as torneiras entre as 22h e as 23h, como forma de sensibilizar para a necessidade de poupar água.
No seguimento do apelo lançado pela ONU para que se intensifique a proteção do clima e se invista em medidas robustas de adaptação à sustentabilidade da água, o Município de Amarante mostra-se alinhado com esta preocupação levando a efeito um conjunto de medidas para minimizar os efeitos provocados pelas alterações climáticas. Nomeadamente com a promoção da limpeza e regularização de linhas de água. Nesse sentido tem vindo a desenvolver várias iniciativas e projetos, com destaque para o “Marão tem Sangue Azul” na Ribeira da Póvoa, em Ansiães, os Trilhos das Azenhas e Castanheiros, ambos nas margens do Rio Tâmega, bem como a requalificação dos espaços verdes municipais mediante aplicação de espécies predominantemente autóctones e xerófitas, projetos que contribuem para a promoção e valoração das zonas ribeirinhas.
Por outro lado, procedeu à implementação de medidas de monitorização dos contadores instalados em todos os equipamentos municipais de forma a mitigar eventuais perdas resultantes de fugas e os consumos excessivos. Nos espaços verdes municipais foram igualmente instalados contadores para controlar e reduzir os consumos, com ajustes de tempo de rega. Deste modo, o Município contribuiu para a implementação da Diretiva Inundações, Diretiva Quadro da Água, Lei da Água e minimização dos efeitos resultantes das alterações climáticas.
A par disto, tem levado a cabo ações de sensibilização junto da comunidade escolar para a poupança da água, salientando a importância deste recurso cada vez mais escasso.