MMASC celebra Dia Internacional dos Museus
Sob o tema “Museus e paisagens culturais”, celebra-se a 18 de maio o “Dia Internacional dos Museus. O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) vai assinalar, esta data, com entradas grátis e um diversificado programa.
Assim, entre 16 e 18, o MMASC vai oferecer aos alunos do 1º e 3º anos do 1º ciclo do ensino básico do Município várias sessões por dia do espetáculo/performance “Amadeo ConVIDA… a vir ao Museu”, uma criação da Filandorra-Teatro do Nordeste, feita a partir da obra de José Jorge Letria “Amadeo e o mundo às cores”
Tendo como fio condutor a figura de Amadeo, do nascimento até à morte, a representação é construída a partir de uma fada/metáfora “com cabelos da cor do arco-íris” que apareceu ao pintor “no dia em que veio ao mundo, no frio Novembro de Manhufe”, desenrolando-se em dramatizações de vários quadros da coleção do MMASC e da vida do autor. A “visita” tem o seu ponto alto na sala Amadeo, onde é dramatizada a criação do quadro Canção Popular e o Pássaro do Brasil.
O Dia Internacional dos Museus foi criado a 18 de maio de 1997 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus. O tema proposto para 2016 é “Museus e paisagens culturais”, considerando a Direção Geral do Património Cultural que “a atenção para as paisagens culturais pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização de universo patrimonial tão vulnerável”.