MIMO Festival Amarante: Enchente de público em ano de consagração
Depois do sucesso da estreia em Portugal em 2016, o MIMO Festival Amarante dá este ano provas de que veio para ficar. Ao longo de três dias, a segunda edição do festival trouxe à cidade de Amadeo de Souza-Cardoso e Teixeira de Pascoaes mais de 60 mil pessoas, que se dividiram pelos diferentes palcos do MIMO.
Música, cinema, poesia, workshops e palestras com vários dos artistas convidados, num total de 52 atividades, fizeram as delícias das milhares de pessoas – de diferentes gerações e vindas de vários pontos do país e do estrangeiro – que participaram na edição deste ano do MIMO. Herbie Hancock, Jards Macalé, Tinariwen, Nação Zumbi, Anne Paceo, Girma Bèyènè & Akalé Wubé, Richard Bona e Mandekan Cubano, Hamilton de Holanda e Mayra Andrade foram alguns dos artistas e grupos que conquistaram a atenção de todos.
O estrondoso sucesso do MIMO em Portugal está à vista de todos, nas enchentes de público em todos os espaços e nas ruas da cidade, nos sorrisos do público e nos agradecimentos dos artistas que se renderam a Amarante.
“Amarante recebeu o MIMO de braços abertos e este ano quisemos retribuir reforçando a programação artística. Fizemos uma grande aposta e estamos muito felizes porque é notória a satisfação do público. Além disso, é visível o impacto económico que o festival tem na cidade e no turismo da região Norte. Recebemos muitos elogios pelas propostas artísticas que fizemos, mas também pelo programa MIMO Sem Barreiras que desenvolvemos com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tornou o festival mais acessível a todos”, afirmou Lu Araújo, a diretora do MIMO Festival que, depois de 13 anos no Brasil, resolveu trazer para Portugal o conceito deste que é mais do que um festival, é uma experiência cultural de acesso livre a todos.
Para José Luís Gaspar, Presidente da Câmara de Amarante, “o balanço da edição 2017 do MIMO Amarante faz-se com duas palavras: estrondoso sucesso!” E, acrescenta, ” sendo previsível o crescimento em relação à primeira edição, a verdade é que o festival voltou a superar as melhores expectativas. Trata-se, efetivamente, da confirmação da história de amor entre o MIMO e Amarante e também de um enorme sinal da consolidação do projeto em Portugal. Esta é uma aposta ganha e isso sente-se na cidade e nas pessoas. Por tudo isto é, para mim, representante do Município, um gosto enorme poder anunciar o regresso do festival em 2018″.
O MIMO Festival Amarante está confirmado para 2018, acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho.