MIMO Festival Amarante confirmado para 2017 | 2ª edição realiza-se dias 21, 22 e 23 de julho do próximo ano
O sucesso da estreia do festival brasileiro em Portugal – naquela que foi a primeira edição fora do Brasil – ditou a continuidade do MIMO Festival em Amarante. Ao longo de três dias, mais de 20 mil pessoas participaram nas diversas atividades da programação do MIMO, que contou com espetáculos exclusivos de Tom Zé, Vieux Farka Touré, Hamilton de Holanda (com Silvia Perez Cruz, Mário Lúcio Sousa e Miguel Araújo), Pat Metheny e Ron Carter, entre outros… e que ofereceu também um conjunto de propostas culturais que englobaram conferências, cinema, masterclasses e visitas guiadas.
O sucesso desta estreia em Portugal está à vista de todos, nos sorrisos do público e nas declarações dos promotores do MIMO.
“Estou muito feliz com os resultados desta primeira edição e, sobretudo, honrada com a forma carinhosa, respeitosa e, acima de tudo, apaixonada como fomos recebidos em Portugal”, afirmou Lu Araújo, diretora do MIMO. Já o seu sócio, Luiz André Calainho, realçou: “Estamos apenas no início, mas não tenho dúvidas que o MIMO Amarante é uma feliz realidade. Um festival que nasce em 2016 e que vai continuar a trazer a verdade da Arte para esta cidade tão única. Vida longa ao MIMO Amarante!”.
A uma programação de luxo, o público respondeu massivamente e com curiosidade, enchendo salas, auditórios, igrejas, cinema e, à noite, o Parque Ribeirinho.
A cidade acolheu com entusiasmo a multidão e o comércio local mostrou-se à altura do desafio. A indústria hoteleira registou taxas de ocupação inéditas, com a oferta de camas a esgotar num raio da vários quilómetros e com a restauração a funcionar no limite das capacidades. Do lado da organização, todo o dispositivo montado funcionou sem incidentes.
Para José Luís Gaspar “Não há como não começar por realçar o estrondoso sucesso que foi o MIMO Festival em Amarante, agradecendo desde já a toda a equipa de produção e muito especialmente ao público, pelo envolvimento apaixonado, ao longo destes três dias.
A decisão de trazermos o MIMO Festival a Amarante cumpriu dois objetivos: um relacionado com o reforço da promoção da marca Amarante, possibilitando a atração de novos públicos, em coerência com a estratégia e o posicionamento que queremos para a nossa cidade; o outro está relacionado com a colocação de Amarante no mercado turístico internacional, nomeadamente no Brasil, permitindo mostrar a nossa terra a esses mesmos mercados, focados que estamos em ter um fluxo turístico constante.
Foi a natureza deste Festival que assim o permitiu e, por estas razões, considero que o investimento está plenamente justificado – desde logo, porque o sucesso internacional e o reforço da notoriedade de Amarante ficaram plenamente demonstrados.
No que respeita ao Brasil, e se me permitem, considero até que o MIMO acaba por se constituir em mais uma ponte sobre o Atlântico, que une, pela cultura, estes dois povos irmãos.
Estou, portanto, muitíssimo satisfeito e sei que os amarantinos também o estão. É um orgulho imenso ver que a beleza de Amarante ficou inscrita no coração de quem nos visitou e, realmente, como dizia a equipa de produção do MIMO, Amarante e o MIMO Festival concretizaram uma história de Amor.”
Brevemente começará a ser divulgado o programa de 2017, sendo certo que se vai manter a estrutura que tornou o MIMO numa referência no Brasil e no estrangeiro, e que assenta na oferta, gratuita, de concertos, cinema, workshops, masterclasses, fórum de ideias, roteiros culturais, e, claro… a chuva de poesia.