MIMO FESTIVAL 2017 EM AMARANTE
A cidade de Amarante volta a ser palco do MIMO Festival Amarante que se realiza de 21 a 23 de julho e conta com 52 atividades, entre música, cinema, programa educativo, fórum de ideias e poesia.
A apresentação da edição de 2017 teve lugar a 6 de junho, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. O presidente da Câmara Municipal de Amarante está certo de que o MIMO “acrescenta valor e prestígio a Amarante mas também à região e até mesmo, porque não dizê-lo, ao país”. O Município de Amarante está, assegura José Luís Gaspar, “empenhado em, conjuntamente com a produção, fazer deste MIMO um momento inesquecível e capaz de superar o enorme sucesso que foi a edição de 2016”.
O brasileiro Rodrigo Amarante; os tuaregues Tinariwen; a cantora londrina, de origem caribenha, considerada uma revelação na música europeia, Ala.Ni; o cantor “maldito”, um dos nomes mais inquietos, inovadores, criativos e irreverentes da MPB, Jards Macalé; Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha convida Mayra Andrade; o titã do ethio-jazz e o quinteto parisiense Girma Bèyènè & Akalé Wubé; a ‘artista do ano’ pelos Victoires Du Jazz 2016, os prémios franceses equivalentes aos Grammys, a baterista e compositora Anne Paceo, atuam em exclusivo no MIMO que conta ainda com a participação de Ricardo Ribeiro, Três Tristes Tigres, Filipe Raposo, Quarteto Arabesco convida Pedro Jóia e Coro da Câmara de Lisboa. Estas são as mais recentes confirmações do cartaz do qual já tinham sido revelados os concertos exclusivos em Portugal de Herbie Hancock, Nação Zumbi e Céu; e ainda Manel Cruz e Richard Bona & Mandekan Cubano.
Pelo segundo ano consecutivo, o MIMO Festival Amarante oferece uma programação cultural e geograficamente diversificada, com artistas de 10 nacionalidades (de Portugal, do Brasil, de França, da Etiópia, dos Camarões, de Cuba, dos EUA, de Inglaterra, de Cabo Verde e do Mali).
Além da música, fazem parte integrante do cartaz o Festival MIMO de Cinema que estreia em Portugal “Chico Science – Um Caranguejo Elétrico”, de José Eduardo Miglioli, e conta ainda com “Vinicius de Moraes – Um Rapaz de Família” de Suzana Moraes, “Tim Maia” de Mauro Lima, “Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra” de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, “I Love My Label – Discotexas” de António Sabino, Pedro Gonçalves e Igor Martins; o Programa Educativo com workshop de Anne Paceo, Ala.Ni, Rafael dos Anjos, oficina de Walter Areia e uma masterclasse com Pedro Jóia; o Fórum de Ideias com palestras de Manel Cruz, Nação Zumbi, Ricardo Ribeiro e Jards Macalé; a Chuva de Poesia com textos de poetisas de todo mundo como a nossa Sophia de Mello Breyner Andresen, a brasileira Ana Cristina César, a russa Marina Tsvietáieva, a norte-americana Emily Dickinson, a grega Safo e a indiana Rupi Kaur; e um Roteiro Cultural Guiado que visita a história, a tradição e a natureza de Amarante.
Abertas à comunidade de músicos e ao público em geral, as atividades do Programa Educativo e do Fórum de Ideias requerem uma inscrição prévia dada a limitação dos espaços onde se realizam. Os interessados devem inscrever-se em mimofestival.com até 9 de julho.
De acesso gratuito, o MIMO Festival Amarante realiza-se de 21 a 23 de julho no Parque Ribeirinho, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Igreja de São Pedro, Centro Cultural de Amarante e Cinema Teixeira de Pascoaes.
Novidade este ano é o apoio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa e a criação do programa “MIMO Sem Barreiras” que tem como objetivo facilitar a acessibilidade, a integração e a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, durante o festival em Amarante. Para tal, haverá, por exemplo: informação em braille e guias videntes para acompanhar deficientes visuais; guias intérpretes de libras para atender surdos e/ou mudos; e uma área reservada para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos locais ao ar livre.
Depois do sucesso da edição de 2016, que contou com a participação de cerca de 24 mil pessoas, o MIMO Festival está a trabalhar para melhorar a experiência de todos os que visitam Amarante nestes três dias.
O MIMO Festival tem como promotores a Turismo do Porto e Norte de Portugal, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmara Municipal de Amarante e conta com o patrocínio da Santa Casa Misericórdia de Lisboa. A Fundação Millennium BCP é mecenas da Etapa Educativa.