MIMA já monitorizou estado nutricional de 1000 crianças
No ano letivo 2019/2020 a Medida Infantil de Monitorização Antropométrico – MIMA – vai iniciar o terceiro ano de implementação com o objetivo de continuar a monitorizar o estado nutricional das crianças, numa lógica de combate à obesidade infantil, servindo de base para a aplicação futura de intervenções no âmbito da mudança dos estilos de vida.
O Município de Amarante tem, para o efeito, como parceiro a equipa de saúde escolar da Unidade de Cuidados do ACES Tâmega I – Baixo Tâmega.
No ano letivo 2018/2019, foram avaliados os alunos do 1º, 2º e 4º anos do 1º ciclo do ensino público do concelho de Amarante, num total de 1000 crianças (85,40 % de participação).
Verificou-se que 0,9% apresentava magreza, 65,7% peso normal e 33,4% excesso de peso (pré-obesidade e obesidade), sendo que 12,9% apresentava obesidade.
Comparativamente aos dados apresentados no estudo “Childhood Obesity Surveillance Initiative” – COSI Portugal – o Município de Amarante apresenta dados semelhantes à média nacional sendo que apresenta 33,4% de excesso de peso e a nível nacional 30,7%, enquanto na obesidade apresenta um valor superior (12,9%) ao do COSI (11,7%).
Analisando os dados por ano de escolaridade verificou-se que o 4º ano apresentava a maior percentagem de crianças com excesso de peso, 38,4%, e de obesidade, 15,5%. Os alunos do 2º ano foram os que apresentaram menor índice de obesidade.
As crianças que apresentavam obesidade foram encaminhadas para o Centro de Saúde de Amarante para acompanhamento na consulta de nutrição.
Este ano letivo será realizada mais uma edição do projeto MIMA para os alunos do 1º e do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico público do concelho de Amarante.