Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
A propósito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Amarante (CPCJ) associa-se se ao desafio lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ), com o apoio logístico da Câmara Municipal de Amarante, através da organização de diversas atividades.
Assim, a 1 de abril, a CPCJ avançou com a criação de um laço humano azul, no largo de São Gonçalo, em colaboração com a medida de Clube de Férias da Pascoa, promovida pelo Município de Amarante, culminando com uma largada de balões. Mas ao longo do mês, há mais ações a decorrer, nomeadamente a colocação de “Laços Azuis” por todo o concelho para alertar para a problemática da violência exercida sobre as crianças e jovens; a colocação de laços azuis nas antenas das viaturas municipais; os “Jardins dos Afetos”: exposição dos trabalhos realizados pelos jardins-de-infância pertencentes ao grupo Infância, da rede capacitar e a divulgação e distribuição de material alusivo à problemática dos maus tratos.
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
A campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro despertar a atenção das pessoas. Perante a curiosidade de muitos, Bonnie Finney contou que sua neta foi vítima de violência. “E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos”. Um pouco por todo o mundo, designou-se o mês de Abril, como o mês dedicado à Prevenção dos Maus-Tratos Infligidos a Crianças e Jovens.