Medalha de Honra de Amarante entregue cinco personalidades que são “exemplos e inspiração para as gerações atuais e futuras”
No 36.º aniversário da elevação de Amarante a cidade, o Município distinguiu com a Medalha de Honra o Professor António Cardoso e o Comendador José de Abreu, a título póstumo, António Pinto Monteiro (Fundador da Cercimarante, Associação A Terra dos Homens e do infantário-creche “O Miúdo”), Fernando Sampaio (Diretor da Escola Secundária de Amarante desde o ano letivo 1985) e Paulo Pereira (Selecionador Nacional de Andebol).
Na cerimónia, que decorreu nos claustros do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, José Luís Gaspar realçou: “Este momento e estas medalhas ficarão, para sempre, registadas na história de Amarante. Mais do que uma forma de enaltecer as obras e de sublinhar a importância dos agraciados, fazem deles exemplos e inspiração para as gerações atuais e futuras.” O presidente da Câmara afirmou ainda que “o trabalho, a vida e as causas a que se dedicaram as personalidades que distinguimos são, nas suas diferentes formas, motivo de orgulho, prestigiam a comunidade e ajudam a fazer evoluir e consolidar a nossa sociedade”.
Com emoção e saudade, as filhas do Professor António Cardoso e do Comendador José de Abreu lembraram os pais e agradeceram a distinção do Município.
Também António Pinto Monteiro, que conta prémios a nível internacional, destacou a importante de ver o seu percurso distinguido na sua terra e agradeceu “o reconhecimento da missão que atribui a mim próprio em prol das crianças desfavorecidas da minha terra”. Afirmou ser “uma honra passar a integrar a galeria onde estão alguns dos nomes grandes de Amarante”.
O ex-diretor da Escola Secundária de Amarante, Fernando Sampaio, disse ser “com orgulho que recebo esta medalha que reconhece os serviços que prestei enquanto professor e diretor ao longo de mais de três décadas”. Certo de que “é na educação que se joga o nosso futuro coletivo”, defendeu o papel dos professores e confessou que “dirigir a Escola Secundária de Amarante e ajudar os jovens a crescerem para a vida e a construírem o seu futuro foi o meu projeto de vida”. Com vontade de continuar a “contribuir para uma nova ideia de escola”, Fernando Sampaio concluiu: “Reconheço e agradeço à Câmara e ao Presidente José Luís Gaspar a forma como tem valorizado, incentivado e contribuído para a inegável melhoria da qualidade educativa em Amarante.”
O quinto agraciado com a Medalha de Honra do município foi o treinador da Seleção Nacional de Andebol. Paulo Pereira enviou uma mensagem vídeo a agradecer a distinção e lembrou os pais, naturais de Gondar e Padronelo.
Recorde-se que a Medalha de Honra de Amarante destina-se a galardoar pessoas singulares e coletivas de reconhecido mérito, que tenham prestado à cidade e ao concelho serviços de excecional relevância.