Mais de 900 pessoas impactadas pelo projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” em Amarante
O “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” da Associação Salvador desenvolveu, em parceria com a Câmara de Amarante, um conjunto de ações de capacitação e sensibilização da comunidade escolar e sociedade civil com vista a promover a inclusão de pessoas com deficiência motora na comunidade.
No encerramento do projeto foram apresentados os resultados, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho. Ao longo de um ano foram impactadas cerca de 900 pessoas em mais de 50 atividades. As ações “Ponha-se no nosso lugar” envolveram as equipas do Município, da GNR, das Juntas de Freguesia, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, dos Bombeiros, do Instituto Empresarial do Tâmega e da Segurança Social.
“Foi com muita satisfação que participámos neste projeto que aborda uma temática tão pertinente e atual, como a mobilidade e a inclusão. Registámos uma forte adesão por parte das entidades envolvidas contribuindo para a consciência cívica da comunidade”, referiu a vereadora com o pelouro da mobilidade, Rita Marinho Batista.
Cidade histórica e com património classificado, Amarante tem vindo a adaptar-se com vista a melhorar as condições de mobilidade. Alguns exemplos: a requalificação da Avenida Alexandre Herculano criou uma via pedociclável entre o Arquinho e a Costa Grande; o Parque Multifuncional no Rossio terá um viaduto de ligação desde Santa Luzia; na ligação entre a Rua Cândido dos Reis e o Parque Multifuncional foi instalado um elevador; em São Gonçalo, junto à Torre, está a ser instalado um elevador que vai até à Biblioteca Municipal Albano Sardoeira; a requalificação (nivelamento) da Praça da República com a reformulação das casas de banho, cria condições de mobilidade através da instalação de um elevador; toda a frota da rede urbana e grande parte da frota da rede municipal de transporte público, servida pela Rodoamarante, encontra-se equipada com rampa e piso rebaixado; as pessoas com deficiência e grau de incapacidade igual ou superior a 60%, viajam gratuitamente nos transportes públicos coletivos de âmbito municipal, estando também disponível Transporte de Passageiros Flexível (TPF), para pessoas com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas, prestado pelo Cercimarante.
De referir que “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas” tem o apoio da Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia (EU), nomeadamente pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020, financiado pela EU através do FSE – Fundo Social Europeu’.