Mais de 60 jovens frequentaram ateliês de verão no Museu Municipal
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) desafiou as crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, a partirem à descoberta de Amarante, explorando alguns dos locais mais icónicos da cidade. Desafio aceite, foram mais de 60 jovens que constituíram os três ateliês.
O primeiro decorreu entre 25 e 29 de julho, o segundo de 22 a 26 de agosto, tendo o terceiro tido início a 29 de agosto e terminado a 2 de setembro.
A proposta feita pelo MMASC aos participantes nos ateliês era a de, genericamente, conhecerem melhor a sua terra, com atividades na Igreja do Convento de S. Gonçalo, onde a sugestão era regressar à Idade Média e às práticas copistas dos monges de então; fazer exploração arqueológica na ruína da Capela de Santa Clara; experimentar a escultura no Solar dos Magalhães e vestir a pele de artista plástico no Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
Finalmente, era-lhes sugerido “olhar com olhos de ver” as ruas da cidade, “num estímulo à descoberta e registo de objetos, pormenores, de ‘coisas’ com as quais nos cruzamos todos os dias, mas que não vemos ou nos passam despercebidas”.
Os participantes levaram para casa uma iluminura da letra inicial do seu primeiro nome, o brasão da família, uma ficha de arqueólogo e respetivo achado, uma cópia de uma pintura de Amadeo e um caderno de explorador com desenhos e texturas das ruas de Amarante.
Os Serviços Educativos do MMASC agradecem a participação e entusiasmo de todos, enquanto preparam o próximo encontro, em nova pausa escolar. Aos encarregados de educação sugere-se a subscrição da newsletter do MMASC, em www.amadeosouza-cardoso.pt, através da qual serão divulgadas novas iniciativas.