Mais de 3.500 pessoas brindaram no UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante
Durante três dias, o Claustro do Convento de S. Gonçalo recebeu vinhos e gastronomia. De 16 a 18 de junho, o histórico Claustro do Convento de S. Gonçalo foi cenário privilegiado para a grande celebração do Vinho Verde. A segunda edição do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante superou os números da estreia, atraindo mais de 3.500 visitantes.
José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, realça: “Depois do sucesso da primeira edição, foi com muita satisfação e, sobretudo, com a sensação de estarmos a cumprir a nossa missão, que registamos um crescimento significativo na edição do UVVA de 2017. Passamos a ocupar os três espaços disponíveis, acrescentando, este ano, o claustro do edifício dos Paços do Concelho. Contámos com mais produtores e expositores e também com mais público. Por tudo isto, só podemos estar muito orgulhosos com o ainda curto, mas muito bem sucedido percurso que o UVVA tem vindo a fazer. Juntos brindamos à cultura, à arte, à gastronomia e, claro está, ao sucesso dos nossos Vinhos Verdes”.
Durante os três dias do evento, trinta produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes apresentaram, em prova livre, rótulos icónicos e as mais recentes novidades. A região vínica espanhola Rueda esteve também presente como convidada, com dois produtores. A proporcionar uma harmonização irrepreensível, sete expositores deram a provar o melhor da gastronomia regional.
UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante comtemplou também conversas sobre o vinho, que atraíram profissionais do setor, apreciadores e curiosos. De forma descontraída, foi possível apreender dicas e aprofundar conhecimentos sobre o Vinho Verde e a região, com a ajuda de conceituados especialistas. A marcar o programa dos três dias do evento, realizaram-se ainda sessões de showcooking com os chefes Tiago Bonito, Cristina Manso Preto e Vítor Matos, e que contaram com uma adesão surpreendente. O ambiente único e envolvente foi completado com atuações de música ao vivo.
Esta foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, com produção da EV-Essência do Vinho, parceria da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e apoio da Revista de Vinhos.