Mais de 3.000 pessoas celebraram o Vinho Verde em Amarante
Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, o Claustro do Convento de São Gonçalo, em Amarante, recebeu mais de 3.000 pessoas, que não deixaram passar a oportunidade de apreciar alguns dos melhores Vinhos Verdes num local de reconhecida excelência.
A primeira edição do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante terminou com um balanço bastante positivo, prometendo já nova edição em 2017. Durante os três dias de evento, de entrada livre, verificou-se uma adesão surpreendente e uma forte recetividade à programação apresentada.
Vinte e sete dos mais importantes produtores da região apresentaram para prova as grandes novidades e os rótulos clássicos, e oito espaços de restauração encheram um dos claustros do Convento de São Gonçalo de excelentes propostas gastronómicas.
O programa do UVVA contemplou sessões de cozinha ao vivo, protagonizadas pelos chefes André Silva, Hernâni Ermida e Luís Américo, que contaram com lotação esgotada. Houve ainda “Conversas com o Vinho”, conduzidas por especialistas, que suscitaram o interesse dos participantes que puderam assim reter algumas dicas sobre a região e as castas.
“É muito importante começar a mostrar que temos uma região com um potencial enorme de crescimento. É o que temos feito. Mostrar o nosso património, a nossa cultura, a nossa arte, a nossa belíssima gastronomia e, obviamente, os nossos Vinhos Verdes”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, afirmando-se ainda “muito orgulhoso” pelo “evidente sucesso” desta primeira edição.
UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, com produção da EV-Essência do Vinho e parceria da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.