Leilão solidário quer ajudar 7 causas sociais
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso – MMASC – mostra, entre 5 de setembro e 8 de outubro, a exposição “BIISA – Bienal Internacional de Ilustração Solidária Ajudaris”. A inauguração tem lugar a 5 de setembro, terça-feira, pelas 15h00, na Sala de Exposições Temporárias.
De 4 a 10 de setembro são várias as atividades ligadas à ilustração que estão previstas para a Bienal, nomeadamente as exposições dos 30 finalistas do Grande Prémio “Fundação Manuel António da Mota”, dos 12 finalistas do Prémio Jovem Ilustrador “Câmara Municipal de Amarante” e a exposição da Nella Gatica, a que se juntam atividades ligadas à ilustração e ainda um leilão solidário.
Refira-se que para os dois concursos registaram-se 257 inscrições de 32 países. A cerimónia de entrega de prémios aos vencedores terá lugar a 9 de setembro, pelas 18h00, no Claustro do MMASC, onde se realizará depois um leilão solidário com as obras que não foram selecionadas pelo júri. Ao licitar estas obras está a ajudar 7 causas sociais: APPACDM – Porto, APD – Amarante, Associação Assomada, Laços sem Nós, Centro Social Paroquial Santos Mártires, Operação Nariz Vermelho e Ajudaris.
Assim, a Fundação “Manuel António da Mota” selecionou a APPACDM Porto como a Instituição Particular de Solidariedade Social a apoiar pela BIISA. A APPACDM do Porto – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com quase 48 anos de existência que apoia pessoas com atraso de desenvolvimento, deficiência intelectual ou incapacidade de todas as idades, visando a construção de um Projeto de Vida participado que corresponda às expectativas e necessidades individuais.
A Câmara Municipal de Amarante selecionou a APD – Amarante como a Instituição Particular de Solidariedade Social a apoiar pela BIISA. A Associação Portuguesa de Deficientes surgiu em Amarante em 2008, em resultado da crescente necessidade de resposta às dificuldades sentidas pela população com deficiência do concelho, estimada em cerca de 3511, segundo os dados dos Censos de 2011.
A escolha da SIC Esperança recaiu sobre a Assomada. A Associação de Solidariedade Social Assomada trabalha desde a década de 90 na promoção da inclusão social de crianças e jovens, através do desporto, mais concretamente do andebol.
“Laços Sem Nós” é o nome da Instituição Particular de Solidariedade Social a apoiar pela BIISA, que a Tecla escolheu. “Amar é muito mais que gostar. É desatar os nós que nos impedem de ser felizes e apertar os laços que nos unem.” (Helena Sacadura Cabral). A Associação Laços Sem Nós, através de uma vasta rede de voluntários qualificados, concede apoio gratuito em diversas áreas.
O resultado da votação online no Facebook da BIISA selecionou o Centro Social Paroquial Santos Mártires como a Instituição Particular de Solidariedade Social a apoiar pela BIISA. Ao longo de mais de três décadas, o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM), Instituição Particular de Solidariedade Social de Bragança, tem desenvolvido um conjunto de atividades de apoio à inclusão de públicos vulneráveis, através das respostas sociais de Centro de Atividades de Tempos Livres, Centro de Convívio, Jardim de Infância e Refeitório Social.
A Lidergraf optou pela Operação Nariz Vermelho como a Instituição Particular de Solidariedade Social a apoiar pela BIISA. Operação Nariz Vermelho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desde 2002 leva alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço promovendo, todas as semanas, visitas às enfermarias pediátricas de vários hospitais do país.
A BIISA selecionou a AJUDARIS como Instituição Particular de Solidariedade Social a apoiar pela BIISA. A AJUDARIS é uma associação particular de caráter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.
A 1ª BIISA – Bienal Internacional de Ilustração Solidária da Ajudaris surgiu de uma parceria entre a Ajudaris, a Câmara Municipal de Amarante e a Fundação Manuel António da Mota, com o tema “Património”. O evento é dirigido a ilustradores profissionais e não-profissionais de todas as nacionalidades, bem como a toda a comunidade que deseje participar.