Intervenção de arboricultura na envolvente da Estação Férrea de Vila Meã
Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro irá realizar-se uma intervenção especializada de arboricultura, na Rua 5 de Outubro, em Vila Meã, por serviços especializados, contratados pela Câmara Municipal de Amarante, de forma a cumprir as normas de distância mínima legal à área de alta tensão, no âmbito da empreitada de Eletrificação e RIV do Troço Caíde – Marco. Tratando-se de árvores de grande porte será necessário proceder ao corte da estrada, nos referidos dias, entre as 9h00 e as 17h00.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 276/2003 de 4 de novembro, articulado com o disposto no art.º 493º do Código Civil, o alinhamento de árvores existente não cumpre a distância mínima legal à linha aérea de alta tensão que está a ser instalada, pelo que as Infraestruturas de Portugal solicitaram à Câmara Municipal, o tratamento/abate das árvores.
Após concertação entre as duas entidades, foi elaborada uma proposta pela Unidade de Espaços Verdes do Município, alcançando-se, deste modo, o entendimento para a preservação de algumas das árvores, evitando-se assim o abate de todo o alinhamento.
No total das 18 árvores existentes, 11 terão obrigatoriamente que ser abatidas e 7 serão preservadas, por meio de podas de coabitação.
O relatório técnico, elaborado pela Unidade de Espaços Verdes da CMA pode ser consultado aqui.