HÁ FEST! – Festival da Juventude em Amarante com música, comédia, desporto e programação para os mais novos
O HÁ FEST! – Festival da Juventude regressa de 9 a 15 de agosto com música, comédia, desporto e programação para os mais novos. Sete dias pensados para as novas gerações com foco na Saúde e no Bem-estar. Socialmente responsável, o “HÁ FEST!” tem uma causa a cada edição e, este ano, pretende-se mostrar o lado positivo e saudável da vida, com conversas sobre temas da atualidade, educação alimentar e atividade física, saúde mental e prevenção da violência nos jovens, comportamentos aditivos e educação para sexualidade, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o Plano Nacional de Juventude.
Como é habitual, o arranque do HÁ FEST! realiza-se no Cineteatro Raimundo Magalhães de Vila Meã. Dia 9, às 22h00, a personagem de ficção Beatriz Gosta – que, desde 2015, dá vida a um vídeo blog que alcançou um lugar de destaque no meio digital – apresenta o seu novo espetáculo de stand up, “Resort”, onde se espera um equilíbrio ténue entre rir de nervoso e o gargalhar.
De 10 a 15 de agosto, o HÁ FEST! instala-se em Amarante. Durante a tarde, a partir das 16h30, o Complexo Desportivo da Costa Grande recebe uma sessão de capacitação, “Relações interpessoais mais saudáveis – Empatia”, no âmbito do programa Cuida-te+, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Associação Par – Respostas Sociais. Um conjunto de dinâmicas de grupo que visam promover o pensamento e a reflexão crítica dos jovens com recurso à prática desportiva.
Às 21h00, o músico Diogo Amorim ocupa o palco da Alameda Teixeira de Pascoaes e uma hora depois é a vez do concerto da Orquestra Bamba Social, coletivo de músicos luso-brasileiros radicados no Porto. Ao vivo, o grupo vai revisitar clássicos da música brasileira e dar a conhecer o mais recente álbum, “Mundo Novo”.
Na sexta-feira, dia 11, às 18h00, “Conversas na esplanada: Comportamentos saudáveis na Juventude” com a presença de representantes da Ordem dos Psicólogos, do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce VIH/SIDA Porto, da Associação Encontrar+se e da GNR. Depois, e como dita a tradição, o público tem encontro marcado “Às 8 na Ponte” com os DJs Paulo Lopes, Michael Pitch, Hassler, Nerik, York e Dango. Diogo Amorim e Luís Carvalho asseguram a música ao vivo.
O sábado do HÁ FEST! coincide com o Dia Internacional da Juventude e começa com duas sessões de yoga com Bárbara Amorim, na sala de exposições temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, às 10h00 e às 11h30. Às mesmas horas, na sala do Serviço Educativo, há oficinas infantis. Pelas 14h00, no claustro do museu, vai falar-se de “Tráfico de Seres Humanos e Violência de Género” com os responsáveis da Associação de Planeamento Familiar.
Às 18h00, na Alameda Teixeira de Pascaoes, realiza-se um showcooking de alimentação saudável com Regina Lima, que vai partilhar o seu projeto “nutree”. E às 21h00 atua a Banda do Costume.
No Parque Ribeirinho, a partir das 22h00, o palco é da cantora e compositora Carolina de Deus que vai apresentar ao vivo os conhecidos singles “Talvez” e “Pensas em mim”. Após o concerto, a animação continua na Alameda com sets dos DJs Dango e Tomás Hassler.
Dia 13, no renovado Parque Multifuncional do Rossio, a tarde é dedicada aos mais novos. A partir das 15h00 há animação infantil, insufláveis e o espetáculo “Máquina de Embrulhar Poemas” com a dupla d’O Som do Algodão. Nesta sessão para maiores de quatro anos, cada poema é uma história e uma viagem, um enredo onde se embrulham poemas e coisas que rebentam da terra, que saltam das nuvens e dos locais mais inesperados.
Às 18h00, de volta à Alameda, o set de DJs Sunset & Friends será seguido dos concertos dos grupos amarantinos Brody, Capitão Mocho e Concerto Casa Comum, no claustro do MMASC.
Na segunda-feira, dia 14, na Avenida General Silveira, às 21h30, “Há Dança n’Avenida” com atuação de ASAP FAMILY, coreografados por Ana Sofia e Ana Paula Rodrigues; Like a Boss, escola com foco nas Danças Urbanas; e da Escola de Ballet da Associação de Beneficência de Vila Meã. A música volta a ouvir-se na Alameda, a partir das 23h30, com Paulo,Voyage e Tikinho.
O encerramento do HÁ FEST!, dia 15, traz uma novidade. Antes da tradicional “Amarante Night Run”, às 20h30, o público é desafiado a deslizar nas duas vias de 100 metros do “Slide and Splash”, na Rua Capitão Augusto Casimiro (junto ao Tribunal), entre as 15h00 e as 19h00.
“Há Sabores N’Alameda”
Além de animação com DJs, a Alameda Teixeira de Pascoaes terá uma oferta variada de restauração. O “Há Sabores N’Alameda” estará disponível nos próximos fins-de-semana (28 a 30 de julho e 4 a 6 de agosto), às sextas e sábados das 19h00 às 02h00 e aos domingos das 19h00 às 00h00.
Já no âmbito do HÁ FEST!, de 9 a 15 de agosto, o horários será: das 19h00 às 00h00 (dias 11, 12 e 14 até às 02h00).
Todas as atividades são de acesso gratuito. As aulas de Yoga, as oficinais infantis e o espetáculo de Beatriz Gosta são de inscrição obrigatória on-line, no site www.hafest.pt