HÁ FEST! – Festival da Juventude de Amarante conquistou milhares de pessoas de todas as idades e volta em 2024
Ao longo de sete dias, o HÁ FEST! – Festival da Juventude de Amarante conquistou milhares de pessoas que participaram nas atividades e espetáculos para todas as idades. Na Alameda Teixeira de Pascoaes, no Parque Ribeirinho, na Ponte de São Gonçalo, na Avenida General Silveira, no Mercado Municipal, nas Piscinas Municipais, no complexo desportivo da Costa Grande, no Claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso e no Cine-Teatro Raimundo Magalhães, o público compareceu em massa, entre 9 e 15 de agosto, superando as melhores expectativas.
“Este ano, o HÁ FEST! atingiu um novo patamar afirmando-se como um evento de verão que tem lugar marcado na agenda dos amarantinos. É com muita satisfação que vemos que a nossa programação conquistou público de várias gerações, apesar do nosso foco continuar a ser a juventude. Foram sete dias intensos em que cumprimos aquilo a que nos propusemos: promover um festival diferenciador, positivo e impactante para os jovens, mostrando que é possível ter hábitos saudáveis e viver ao máximo”, afirma a vereadora da Juventude, Rita Marinho Batista, que, adianta: “O HÁ FEST! volta em 2024!”
Da programação da VIII edição do HÁ FEST! fizeram parte os concertos de Carolina de Deus, Orquestra Bamba Social, Diogo Amorim, O Luís, Banda do Costume, Brody, Capitão Mocho e Concerto Casa Comum; o humor de Beatriz Gosta; os sets dos DJ Dango, Tomás Hassler, Paulo Lopes, Michael Pitch, Nerik, York, Sunset & Friends, Tikinho, a dança de ASAP Family, Like a Boss, Escola de Ballet da Associação de Beneficência de Vila Meã e Royalty Team; yoga com Bárbara Amorim; showcooking de Regina Lima; o espetáculo infanto-juvenil “Máquina de Embrulhar Poemas”, oficinas sobre emoções, insufláveis, festa da espuma para crianças, um slide and splash; e a Amarante Night Run, com a maior afluência de sempre.
O HÁ FEST Por Uma Causa, dedicado à saúde e bem-estar, promoveu sessões de capacitação sobre “Relações interpessoais mais saudáveis – Empatia”, o “Semáforo da Identidade de Género” e “Conversas na esplanada: Comportamentos saudáveis na Juventude” contando com o envolvimento do IPDJ, do ACES – Tâmega I Baixo Tâmega, da Ordem dos Psicólogos, do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce VIH/SIDA Porto, da Associação Encontrar+se, da Casa da Juventude de Amarante e da GNR.
Como apoio do HÁ FEST! foi dinamizada, diariamente, a praça de restauração “Há Sabores N’Alameda” que contou com ainda com animação, música ao vivo e DJs.