Exposição itinerante inaugurou em França
A cidade de Montrouge, em França, foi a primeira a acolher a Exposição Jovem Criação Europeia 2019 que reúne um conjunto de artistas selecionados/as de diversos países da União Europeia, com o intuito de descobrir novos talentos e de promover o diálogo e os contactos europeus através da cultura.
Em 2019/2021, esta Exposição Bienal será apresentada sucessivamente nas instituições culturais do conjunto dos países coorganizadores. Em julho e agosto de 2021 estará patente no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, altura do encerramento da Bienal. Antes de chegar a Amarante, a Exposição passará ainda pela Dinamarca; Letónia; Roménia; Itália e Espanha.
A seleção de cada país deverá apresentar artistas promissores que ainda não se encontrem representados/as em instituições culturais e comerciais, tais como Museus, Centros Culturais ou Galerias de Arte.
Fátima Frade Reis; Maria João Costa; Nádia Duvall; Natacha Martins; Margarida Fernandes; Mariana Castro e Patrícia Trindade – são os artistas que compõem a seleção portuguesa.
O Projeto iniciou a 11 de outubro em França com a seguinte itinerância:
Dinamarca – Hjorring – entre março e abril de 2020;
Letónia – Césis – entre julho e agosto 2020;
Roménia – Cluj – entre outubro e novembro de 2020;
Itália – Como – entre abril e maio de 2021;
Espanha – Figueres – entre maio e junho de 2021;
Portugal – Amarante – entre julho e agosto de 2021