Executivo municipal aprova compra do terreno do Rossio
Foram os votos a favor da Coligação Afirmar Amarante e a abstenção do PS que permitiram aprovar a aquisição do terreno do Rossio, proposta que foi a votação, na reunião de câmara de 28 de dezembro de 2016.
A aquisição deste terreno esteve envolvida em polémica, desde 17 de outubro, data em que foi levada, pela primeira vez, a reunião de câmara, a operação de aquisição de um terreno destinado à criação de um parque de estacionamento que permitiria ligar o atual parque do Rossio ao parque de estacionamento das Bucas, no centro da cidade de Amarante. Nesse dia, a oposição, em bloco, decidiu chumbar a proposta, com base no preço de compra.
Ficou, contudo, ultrapassada a questão, uma vez cumprida a exigência do Partido Socialista de realizar nova avaliação (desta feita por três técnicos) da mesma parcela de terreno. Assim sendo, passará a ser propriedade do Município de Amarante um terreno no Rossio, com 9930 m2, a adquirir pelo preço de 400 mil euros, preço esse que, de resto, já tinha sido apresentado aquando da primeira proposta.
José Luís Gaspar, Presidente da Câmara, confessa a sua satisfação com a aprovação desta proposta, reforçando que “esta é uma aquisição muito importante para o centro da cidade, sobretudo porque nos permite avançar para a segunda etapa que consiste em agendar, para aprovação no plenário do Executivo, a nossa proposta de criação, neste terreno, de um parque de estacionamento público, devidamente enquadrado na paisagem e com excelentes condições de acesso à nossa zona histórica, sendo reconhecida por toda a população a urgência e a necessidade desta obra.”
Trata-se de uma infraestrutura que permitirá acrescentar aproximadamente 300 lugares de estacionamento para veículos ligeiros e 10 lugares para autocarros.