Em 2023, passam 500 anos sobre a primeira apresentação de A Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente. A peça foi escrita no auge da produção dramatúrgica do autor e tentava dar resposta às acusações de plágio, de que vinha sendo acusado. O relato cómico que dá conta das desventuras duma mulher da classe média portuguesa do século XVI, que desafia o poder familiar e a mentalidade medieval que dominava a sociedade quinhentista, seria depois considerada a mais perfeita das obras do “fundador do teatro português”, desfazendo assim dúvidas sobre o seu talento e originalidade.
Cinco séculos depois, Pedro Penim reescreve o original vicentino e transforma-o numa obra do nosso tempo. Este é o terceiro espetáculo de uma trilogia dedicada à família, iniciada com Pais & Filhos, em 2021, a que se seguiu Casa Portuguesa, em 2022. Na senda destascriações, A Farsa deInês Pereira deita o seu olharcáustico sobre alguns alicerces da sociedade contemporânea, nomeadamente o trabalho, a sexualidade e a célula familiar.
a partir de Gil Vicente
texto e encenação Pedro Penim
com Ana Tang, Bernardo de Lacerda, David Costa,Hugo van der Ding, João Abreu, Rita Blanco, Sandro Feliciano
cenografia e adereços Joana Sousa
figurinos Béhen
desenho de luz Daniel Worm d’Assumpção
desenho de som e sonoplastia Miguel Lucas Mendes
vídeo Jorge Jácome
assistência de encenação Joana Brito Silva
ponto Lídia Muñoz
produção TeatroNacional D. Maria II
Caso pretenda adquirir um bilhete de mobilidade reduzida e um de acompanhante deverá ser contactada a bilheteira do Cine-Teatro para que se possa reservar esses lugares juntos – 255 420 215
PEDRO PENIM
Encenador, ator e dramaturgo nascido em Lisboa a 5 de julho de 1975. O seu trabalho estende-se também à programação, às conferências, à tradução e ao ensino e já foi apresentado em diversos festivais e temporadas por todo o território português, bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente. É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e tem um mestrado em Gestão Cultural pelo ISCTE.
Fundou em 1995 o coletivo Teatro Praga, companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea, com a qual estreou mais de 50 espetáculos, incluindo criações originais, versões contemporâneas de autores clássicos como Turgueniev, Wedekind ou Shakespeare, teatro infantojuvenil e teatro de revista, tendo sido agraciado com diversos prémios. Em 2013 fundou o espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, projeto essencial na capital, que acolhe criações de novos artistas, à margem do convencional.
O seu trabalho como encenador, em nome individual, parte habitualmente de aspetos biográficos e tenta complexificar diversos eixos do jogo entre a realidade e a ficção e hibridizar elementos factuais e teatrais. Como dramaturgo, assinou diversos textos representados em português, inglês, francês, italiano e hebraico, destacando-se as peças Doing It, Before, Tear Gas, Israel, Eurovision, a peça para rádio As Obras no Escuro e Pais & Filhos, que se estreou no Teatro Municipal São Luiz, em 2021.
Recentemente, a sua peça Before serviu de guião ao filme Past Perfect, de Jorge Jácome, integrado na seleção oficial da Berlinale 2019 e que foi recipiente de diversos prémiosinternacionais de cinema. É professor de teatro desde 2009, tendo lecionado na Escola Superior de Teatro e Cinema – Lisboa, Balleteatro e ESMAE – Porto, Conservatoire Jean Wiener – Paris, SP Escola de Teatro – São Paulo, CIFAS – Bruxelas e Salt Galata – Istambul.Foi autor de artigos de reflexão para publicações como o jornal Público, Cadernos do Rivoli, O Elogio do Espetador, entre outras. Foi também conferencista convidado no IETM Plennary Meeting (keynote speech “How to be emerging”) e jurado do reconhecido concurso multidisciplinar Danse Élargie (Théâtre de La Ville, Paris).
Fora do Teatro Praga trabalhou em diversos projetos internacionais de artistas e companhias como Tg Stan – Bélgica (Point Blank, 1998-2001), Tim Etchells / Ant Hampton – Reino Unido (The Quiet Volume, 2012), Forced Entertainment – Reino Unido (Quizoola!, 2014-2019) e Lola Arias- Argentina (Mis Documentos, 2020). Em 2021 foi nomeado Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, cargo que ocupa desde novembro desse ano.