Amarante, destino turístico conhecido pela paisagem deslumbrante e património histórico, dá um passo significativo em direção à sustentabilidade com a organização da conferência Conversas da Sustentabilidade – Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência.
O evento, promovido pelo Município em colaboração com a Th1nk, consultora especializada em turismo sustentável, decorre já no próximo dia 19 de fevereiro, a partir das 14h00 no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Esta iniciativa tem como objetivo promover práticas turísticas responsáveis, alinhadas com as exigências globais de sustentabilidade.
Com a marca territorial “Natureza Criativa”, Amarante já se destaca como um destino que respeita e preserva os seus recursos naturais.
O Município integra a rede Green Destinations, aposta no desenvolvimento do turismo sustentável, incluindo iniciativas no turismo de natureza, turismo cultural, religioso e enoturismo, que envolvem a comunidade local e valorizam o património.
O fórum, reunirá especialistas do setor e contará com a presença de importantes entidades com o intuito de discutir temas como os Desafios e Oportunidades para Destinos Turísticos Sustentáveis e o Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável. A conferência abordará como a certificação sustentável pode ser um fator de diferenciação para destinos turísticos, tornando-os mais competitivos e responsáveis.
Além das mesas-redondas e apresentações, o evento incluirá um espaço de networking, promovendo parcerias estratégicas entre municípios, operadores turísticos e stakeholders do setor, e reforçando a importância de se adotar práticas sustentáveis no turismo.
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória em forms.cm-amarante.pt