“Empreender e Inovar na Escola” apresenta sete projetos de Inovação social
A II edição do “Empreender e Inovar na Escola”, que decorreu no IET – Instituto Empresarial do Tâmega, contou com a participação de 32 alunos da Escola Luís Van Zeller Macedo e da Escola Básica de Mancelos. Um robot ajudante TOMY, uma casa inteligente, um leitor do cérebro, uma máquina que proporciona “Felicidade sem doença”, umas sapatilhas rápidas, uma Academia “Artes sem Fim” e um relógio do futuro foram os projetos empreendedores apresentados.
Criado em 2019, no âmbito da Rede Social – Grupo de trabalho da Educação, o projeto “Empreender e Inovar na Escola” dá voz às crianças do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo das escolas do concelho com o intuito de desenvolver competências fundamentais para a formação pessoal e profissional.
As áreas do empreendedorismo e da inovação social foram definidas como prioridade pelo Município de Amarante e o Projeto Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Amarante, juntamente com as entidades educativas do concelho.
Este ano, o projeto “Empreender & Inovar na Escola” contou com a parceria da associação ANOXV, da Associação Municípios do Douro e Tâmega, do Cenfim, da Dolmen, do Instituto Empresarial do Tâmega, do Projeto AGIR CLDS 4G e da Psicosorrir.