Crianças aprenderam a confecionar doces conventuais
Trinta e três crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12, participaram, entre 24 e 28 de julho, num ateliê organizado pelo Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), designado “Mãos na Massa”, tendo como tema os doces conventuais de Amarante.
Os participantes foram convidados a conhecer as origens e história daqueles doces, que remetem para as freiras clarissas do Convento de Santa Clara, tendo, eles próprios, confecionado alguns, sob a orientação da conhecida “mestre” ‘Milinha do Moinho’.
Motivadas, as crianças acompanharam (e experimentaram) todas as fases de produção, desde o partir dos ovos à junção do açúcar e à produção da massa, não faltando os que, munidos de caderno ou bloco, fizeram questão de anotar as receitas e os passos a dar para se conseguirem os verdadeiros doces conventuais de Amarante.
No final, cada criança levou para casa, numa caixinha, os doces que produziu. Uma surpresa que, por certo, terá feito as delícias dos familiares. Todos os participantes confecionaram, individualmente, papos d’anjo, foguetes e brisas do Tâmega e coparticiparam na produção de lérias e S. Gonçalos.
E foi assim que, ao longo de cinco dias, 33 participantes foram pasteleiros, numa atividade simultaneamente lúdica e pedagógica.