CPCJ de Amarante promove várias iniciativas
No âmbito da Campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus-tratos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Amarante (CPCJ) aderiu ao desafio lançado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, promovendo um conjunto de iniciativas. Todas elas com um denominador comum: consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção desta temática, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.
Para o efeito, a CPCJ de Amarante organizou um conjunto de atividades, em parceria com o Município, a Rede Social, a Rede Capacitar Tâmega, as escolas públicas e privadas e as IPSS’s, nomeadamente, a Corrente dos Sorrisos, o Estendal e a Manta dos Afetos e o já habitual Laço Azul.
Perto de 2500 bonecos compõem assim a “Corrente dos Sorrisos – Quero Fazer-te sorrir”. O desafio foi lançado às crianças e jovens do pré-escolar e do 1º ciclo para que, em conjunto com as suas famílias, o/a aluno/a com os pais/irmãos, avós e/ou outros familiares, pudessem fazer sorrir este “bonequinho”, decorando-o com mensagens, imagens, recortes, colagens e outros materiais recicláveis e criando um momento de partilha entre família.
200 metros de “Estendal dos Afetos”, lançado através da Rede Capacitar Tâmega: Grupo Infância, Comunidade e Família, dão ainda mais cor ao Mercado Municipal. Envolvendo os alunos do pré-escolar e da creche, o desafio passou por realizar trabalhos em peças de roupa e afins subordinados ao tema dos afetos.
Por sua vez, 60 retalhos dão corpo à Manta dos Afetos. “Não retalhes o Amor, Une-O” consistiu no envio de um retalho de tecido aos estabelecimentos de ensino, turmas do 1º e 2º ano, do 1º ciclo, para que o decorassem sob o tema dos afetos. Todos estes trabalhos estão expostos no Mercado Municipal, durante o mês de abril.
A somar a estas atividades há ainda a habitual colocação de Laços Azuis nas fachadas/entradas principais do município de Amarante e em todos os seus equipamentos, bem como entidades públicas e privadas do concelho. Junto da comunidade em geral, foi ainda feita a distribuição de Laços Azuis e separadores de livros sobre a temática.
As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
A campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A.