Comunidade educativa debate os comportamentos e problemáticas dos jovens
A primeira mesa redonda realizada no âmbito da campanha de sensibilização #euescolho – dedicada à prevenção de comportamentos aditivos, consumo de álcool, droga, uso abusivo de meios digitais, redes sociais e jogos – contou com 80 participantes on-line. Intitulado “Desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje – Prevenção dos comportamentos aditivos em contexto familiar”, o encontro teve o contributo de Sónia Costa, psicóloga do Centro de Respostas Integradas (CRI)/ Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (ARS-Norte); de Fernando Sampaio, Diretor da Escola Secundária de Amarante; Ricardo Magalhães, Presidente da Associação de Pais Escola Secundária; e de Manuel Oliveira, Membro da Direção da Associação de Pais do Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso. A abertura ficou a cargo da presidente do CLAS – Conselho Local de Ação Social, Lucinda Fonseca, e o encerramento foi feito por António Ribeiro, vereador com o pelouro da Educação.
Ao longo da sessão, especialistas, diretores e pais debateram sobre como manter um equilíbrio entre o mundo virtual e a família, e procuraram estratégias para lidar com esta problemática. Houve ainda espaço para as questões, dúvidas e preocupações dos Encarregados de Educação.
Depois do sucesso desta iniciativa, a comunidade educativa mostrou interesse em continuar com estes encontros. Os pais partilharam temas que gostariam de ver debatidos nas próximas mesas redondas, nomeadamente: o luto, a morte, a autoestima, a exploração da imagem, as redes socais, o cyberbullying e os videojogos.
A #euescolho é uma campanha de sensibilização dedicada à prevenção de comportamentos aditivos, consumo de álcool, droga, uso abusivo de meios digitais, redes sociais e jogos, criada pela Rede Social de Amarante, Eixo da Educação, e que decorre até ao final de maio. Através de uma metodologia positiva, a #euescolho vai contar com o contributo de jovens inspiradores que, com o seu testemunho, provam que a vida é feita de escolhas. Jovens do 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário das Escolas do concelho são os principais destinatários desta campanha que vai envolver as Associações de Jovens, Desportivas, Culturais, Recreativas, Ambientais, entre outras.
Os participantes vão ser desafiados a gravar um vídeo, individual ou coletivo, com uma mensagem positiva, onde demonstrem as suas atividades e hobbies como alternativas saudáveis. Para tal podem usar, por exemplo, a aplicação TikTok, Instagram (Instastorie) e Facebook, partilhando a hastag que serve de mote à campanha (#euescolho).