Comemorações do 51º Aniversário do 25 de abril com várias atividades

Em Amarante, as comemorações do 51º Aniversário do 25 de Abril arrancam na noite de 24, com a Caminhada pela Liberdade e Igualdade. A Junta de Freguesia de Fridão, em parceria com a Câmara de Amarante, promove esta caminhada de 10 quilómetros, com partida da Alameda Teixeira de Pascoaes. O ponto de encontro está marcado para as 20h00 e o arranque para as 21h00. A participação é gratuita e os caminhantes recebem uma t-shirt. A Câmara de Amarante assegura o transporte de regresso ao local da partida, da Junta de Freguesia de Fridão à Alameda Teixeira de Pascoaes.
As comemorações da revolução dos cravos prosseguem na sexta-feira, 25 de abril, com a Cerimónia de Hastear de Bandeiras, às 10h30, na Alameda Teixeira de Pascoaes, com o Hino de Portugal e o Hino de Amarante.
Às 16h30, realiza-se a visita guiada “Abril: Memórias que habitam o Arquivo”, dirigida a maiores de 14 anos e limitada a 15 participantes. A inscrição é obrigatória e pode ser efetuada aqui. Esta atividade que decorre no Arquivo Municipal convida os participantes a assumir um papel ativo na descoberta da memória histórica local, numa data profundamente simbólica para o país.
O encerramento das comemorações faz-se com música, às 21h30, no Amarante Cine-Teatro, com o espetáculo “Ricardo Ribeiro Canta Zeca Afonso”. Os bilhetes têm o custo de 20€ e estarão à venda a partir das 14h00 do dia 10 de abril, na bilheteira do Cine-Teatro ou online em cineteatroamarante.bol.pt e respetivos pontos de venda.
“É um dos compositores que eu mais admiro, na música portuguesa. E porque é um criador muito profundo, muito intenso e muito belo. Não é justo que só nos lembremos dele em Abril” explica Ricardo Ribeiro.
Para os arranjos e direção musical do espetáculo, o artista convidou Filipe Raposo, pianista e compositor. Que amor não me engana, Vejam bem, Era um redondo vocábulo, Maria faia, Senhora do Almortão, Canção da paciência – são algumas das canções que compõem este espetáculo, em que Ricardo Ribeiro, com a sua voz, é acompanhado ao piano por Filipe Raposo e ainda Mário Delgado, na Guitarra e António Quintino, no Contrabaixo.