Comemorações da Proteção Civil – 2017
O Município de Amarante, através do serviço Municipal de Proteção Civil – SMPC, e no contexto da iniciativa que evoca as comemorações da Proteção Civil – 2017, sob o lema “Juntos para a Redução de Catástrofes”, promoveu na Escola Secundária de Amarante, para os alunos do 10º ano do Curso de Línguas e Humanidades, no âmbito da disciplina de Geografia, uma ação de sensibilização/informação. A atividade contou com cerca de cinquenta participantes e decorreu a 8 de junho.
Esta iniciativa visou “sublinhar a importância da coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as restantes entidades da Administração e Cidadãos para prevenir e responder a catástrofes de modo eficiente, cumprindo-se um dos requisitos da ação, e que se prende em concreto, com a promoção de projetos de educação para o risco dirigidos à comunidade escolar”, mencionou o responsável pela Proteção Civil Municipal, Hélder Ferreira.
Neste evento, que contou com a distribuição a cada um dos participantes do Manual de Riscos – Medidas de autoproteção da população, elaborado no contexto do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Amarante, foi possível abordar diversos riscos a que o Município está exposto. Atendendo a mais recente ocorrência, foi dedicada especial atenção, aos sismos.
Neste momento que procurou não se constituir como aula formal, enveredou-se por uma exposição muito voltada para a vertente prática, com o objetivo de se cativar a atenção do público adolescente/jovem. Para o efeito deslocaram-se diversos equipamentos. “Uma interação que se revelou muito valorizada pelos assistentes, na medida em que puderam contactar de perto com realidades que conheciam apenas do mundo virtual. Foi possível alargar o horizonte de conhecimento destes jovens, sensibilizando-os, em particular, para as atitudes preventivas”, explicou, em jeito de balanço da ação.
A “viagem” continuou abordando-se de seguida a problemática dos incêndios Urbanos e Rurais (Florestais e Agrícolas), terminando na abordagem às ações no âmbito da vigilância e controlo da Vespa Velutina (Asiática) e na Luta Biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro.
No final foi possível a visita dos participantes à exposição montada para o efeito. Terminado o evento, ficou já o convite, por parte da ESA, para que o Serviço Municipal de Proteção Civil participe em ação temática sobre Cheias/Inundações. “Uma atividade na qual teremos muito gosto em participar” – concluiu o comandante.