Centro de Informação Autárquico ao Consumidor já funciona em Vila Meã
Desde 12 de fevereiro que o CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor) está em funcionamento também em Vila Meã. Depois de ter sido inaugurado na Casa da Portela, em 20 de março de 2015, menos de um ano depois, funciona todas as sextas, das 9h30 às 12h00, no edifício da Biblioteca Municipal – Pólo de Vila Meã.
“A pensar na comodidade de munícipes e organizações e numa lógica de descentralização dos serviços da sede do Concelho, o executivo não pode nem quer ficar indiferente ao papel crucial que estas estruturas têm num contacto de proximidade com as populações. É, por isso, com grande agrado que temos também o CIAC a funcionar em Vila Meã”, mencionava Lucinda Fonseca, vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor. O presidente da junta felicitou a medida: “Tudo o que seja a pensar nos nossos cidadãos, é bem-vindo. Congratulo a câmara municipal por esta iniciativa. Descentralizar é uma grande mais-valia”, referia, a propósito Lino Macedo, presidente de junta de Vila Meã.
“Desde que entrou em funcionamento, o CIAC apresenta uma elevada taxa de sucesso. Por mês, surgem vinte novos casos, o que demonstra bem a importância deste serviço e o impacto que ele tem na qualidade de vida dos cidadãos. Disponibilizar um atendimento personalizado e totalmente gratuito significa para muitos cidadãos um grande contributo que estamos a prestar”, concluiu Lucinda Fonseca.
O CIAC tem como principal objetivo promover a cidadania através da educação aos consumidores, fomentando a informação dos seus direitos e deveres, com vista à prevenção de conflitos no domínio do consumo.
No âmbito dos protocolos estabelecidos com a Direção Geral do Consumidor e a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) o CIAC disponibiliza, ainda, um serviço de âmbito extrajudicial que visa a prestação de informação ao consumidor, a receção e acompanhamento de reclamações apresentadas, a mediação de conflitos de consumo, a promoção de ações de informação e sensibilização junto das escolas, das associações ou de grupos sociais da sua área.