Câmara Municipal de Amarante homenageia Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso, Acácio Lino e Ranchos Folclóricos em Vila Meã
A Câmara Municipal de Amarante apresentou as esculturas de homenagem aos Ranchos Folclóricos e às personalidades amarantinas Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso e Acácio Lino, em duas rotundas de Vila Meã.
As esculturas, fruto de uma parceria com a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas CRL., foram apresentadas dia 19 de novembro.
Da autoria do Mestre José Emídio, a escultura de homenagem aos Ranchos Folclóricos do concelho, junto à Avenida Jorge Magalhães Mendes, demonstra o reconhecimento aos 11 coletividades do concelho e enaltece a importância do Folclore no seio da comunidade.
“Somos uma terra de tradições culturais e o folclore é parte integrante, importante e consolidada pelo tempo da nossa tradição cultural”, afirmou o presidente da Câmara de Amarante. José Luís Gaspar partilhou ainda a vontade de que “esta peça perpetue o reconhecimento da nossa comunidade à dedicação de tantos e tão bons homens e mulheres na preservação do folclore e, portanto, das nossas raízes culturais”.
Na rotunda da Avenida dos Bombeiros faz-se uma evocação a três personalidades oriundas de Vila Meã, Travanca e Mancelos, respetivamente: a Agustina Bessa-Luís, com uma escultura de Paulo Neves; a Acácio Lino, por Rui Matos; e a Amadeo de Souza-Cardoso, pelo escultor alemão Volker Schnuttgen.
“Desta forma homenageamos estes enormes vultos das artes em Portugal e que, hoje como ontem, continuam a prestigiar a nossa terra. Nenhuma homenagem será exagerada perante o brilhantismo destas figuras, reconhecido nacional e internacionalmente”, conclui José Luís Gaspar.